Sistema FAEP/SENAR-PR

Por quê não pára de chover em Santa Catarina?

A pergunta mais freqüente, desde os últimos 10 dias de setembro até este início de outubro, é: por quê não pára de chover em Santa Catarina, se a previsão é de uma primavera com influência de La Niña e chuva abaixo da média?

Quando falamos em previsão de chuva abaixo da média para um trimestre, no caso a primavera, não significa que não vai chover no período, mas sim que a chuva acumulada ficará abaixo da média climatológica. E é isto que ocorreu no Estado no mês de setembro, quando as chuvas ficaram abaixo da média em grande parte das regiões. Na área norte de SC, por exemplo, choveu entre 60 e 80% abaixo da média climatológica da região (ver figura acima). Nos últimos 15 dias, entre 20 de setembro e início de outubro, as chuvas até ocorreram com maior frequência, devido à influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão), associados ao Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera), mas de uma forma geral foram de fraca intensidade, sem acumulados significativos.

Veja mais informações sobre La Niña e as chuvas na primavera em SC no link http://ciram.epagri.sc.gov.br/lanina/

Fonte:Agrolink

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio