Sistema FAEP/SENAR-PR

Plantio do milho “safrinha” supera área colhida da soja no Paraná

As sementes do cereal já ocupam 21% da área a ser destinada ao produto, que será colhido a partir de junho deste ano

Os trabalhos de semeadura do milho segunda safra no Paraná atropelaram o índice de colheita da soja na última semana, conforme levantamento do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), divulgado ontem. Segundo o órgão, as sementes do cereal já ocupam 21% da área a ser destinada ao produto, que será colhido a partir de junho deste ano. Enquanto isso, a retirada da oleaginosa nos campos foi concluída em 20% do terreno de verão. O levantamento mostra que o plantio do milho está atrasado em relação a 2013, mas acima da média dos últimos cinco anos. Nesta época do ano passado, as plantadeiras haviam passado por mais de 30% da área, enquanto a média histórica é de 16%.

O atraso deste ano está diretamente relacionado ao atraso nos trabalhos de colheita da soja, que cede espaço para o milho no inverno. Em fevereiro do ano passado, as máquinas haviam retirado dos campos paranaenses 26% do terreno cultivado com a oleaginosa. Por outro lado, não fosse a seca que assola as regiões produtoras do estado, o índice de colheita do produto não daria um salto tão grande como deu na última semana, quando saiu de 9% para 20%.

Revisão

3 milhões de toneladas de soja. É o tamanho da quebra estimada pela Oil World na safra da oleaginosa no Brasil por causa da seca. Se as chuvas se confirmarem até o final desta semana, número tende a ser menor.

Fonte: Gazeta do Povo – 12/02/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio