Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/07/2017 - 09h15
Postado em Destaques, Notícias, Trigo

19/07/2017 09h15 - Postado em Destaques, Notícias, Trigo

Condições das lavouras de trigo pioram no Paraná

Cultura passou a ter somente 82% entre bom/excelente, contra 87% da semana anterior

O Paraná já plantou 99% de sua área prevista de trigo de 970 mil hectares na safra 2017/18, de acordo com o relatório semanal de acompanhamento das culturas divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral). Devido à falta de chuvas, o avanço foi só de 1% em relação à semana anterior.

Houve piora de cinco pontos percentuais nas condições das lavouras, que passaram a ter somente 82% entre bom/excelente, contra 87% da semana anterior e 98% registrados na mesma época do ano passado. As lavouras em condição média aumentaram seu percentual para 16% e as de condição ruim, para 2%, segundo os dados oficiais.

A tendência é de que o próximo boletim venha ainda pior, pois esse relatório não inclui a queda da temperatura desta semana, observa a Consultoria Trigo & Farinhas. O segundo fator importante é o percentual de lavouras que estão em fases suscetíveis às geadas. No Paraná somente 3% das lavouras ainda estão em processo de germinação, enquanto 49% estão em desenvolvimento vegetativo (para estas duas categorias as geadas e o frio é benéfico).

“Por outro lado, 29% estão em fase de floração e 19% em fase de frutificação – essas categorias estão altamente susceptíveis às geadas, podendo sofrer danos sérios nos próximos dias, embora grande parte destas áreas está fora da região de geadas. A previsão de geadas fortes é para até esta quarta-feira e os resultados deverão demorar um pouco, até se completar os respectivos levantamentos”, aponta a Consultoria Trigo & Farinhas.

Fonte: Agrolink.

Título da Postagem: Condições das lavouras de trigo pioram no Paraná

imprensa@faep.com.br