Sistema FAEP/SENAR-PR

PEP do feijão é cancelado, FAEP pede medidas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cancelou o leilão de Prêmio de Escoamento para o Produto – PEP para feijão, que seria realizado nesta quarta-feira, dia 16 de março, criando problemas para a comercialização do produto. Diante disso, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) solicitou a revisão dessa decisão junto à direção da Conab. A previsão do leilão cancelado era da comercialização de 20 mil toneladas no Paraná, dando continuidade à comercialização de feijão.

Os preços recebidos pelos produtores em algumas regiões ainda variam de R$ 50,00 a R$ 65,00 por saca, abaixo do preço mínimo e do custo de produção, provocando perdas financeiras ao produtor. A comercialização da 1ª safra ainda é inferior ao ritmo de venda das safras passadas e faltam 266,3 mil toneladas para serem comercializadas.

A partir deste mês, com o início da colheita da 2ª safra, que deve totalizar uma produção de 333,4 mil toneladas, a disponibilidade do produto aumenta e os preços devem sofrer novas quedas, apesar da gradual recuperação nas últimas semanas, motivadas essencialmente pelo anúncio de apoio do governo que não se concretizou.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio