Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 01/12/2014 - 10h10
Postado em Pecuária de Corte

01/12/2014 10h10 - Postado em Pecuária de Corte

Pecuária de ponta

Produtores visitam propriedades com bons resultados na pecuária

Nos dias 20 e 21 de novembro, um grupo de 40 produtores e técnicos participou de dois dias de campo na Fazenda Cristal e Chácara Bela Vista em Guarapuava. Os encontros foram promovidos pela Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte do Sistema FAEP e organizados pelo Sindicato Rural de Guarapuava, ambos presididos pelo engenheiro-agrônomo Rodolpho Luiz Werneck Botelho. A reportagem do Boletim Informativo acompanhou a turma durante a visita na primeira propriedade.

Na Fazenda Cristal, numa área de 202 hectares, o produtor João Arthur Barboza Lima faz a integração entre as lavouras de soja e milho com a engorda de 510 bovinos com genética predominante Angus. Os resultados da propriedade impressionam porque ele está produzindo um animal extremamente precoce, com bom acabamento e obtendo um rendimento 15% superior ao preço da arroba no mercado tradicional. Hoje, todo mês, João Arthur entrega 60 novilhos/novilhas precoces à Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão (CooperAliança), em Guarapuava, com uma média de 19 arrobas e abatidos entre 12 e 18 meses. Além disso, consegue alojar até 15 animais por hectare para engorda em suas pastagens, com a suplementação alimentar. Um resultado fora do comum: hoje a média brasileira e paranaense é de um animal por hectare.

Entre janeiro e outubro deste ano, vendeu 689 animais à cooperativa, com um rendimento médio de 56,5 % nas carcaças dos machos e 54% nas fêmeas. “Hoje consigo produzir um boi precoce, com uma boa genética e com um rendimento financeiro superior na atividade”, comenta o produtor.  A sua meta é chegar, no ano que vem, a 1.200 animais terminados atingindo o que acha que é a capacidade máxima de sua propriedade. Lá, o rebanho é criado no sistema de semi-confinamento e os animais chegam à fazenda com uma média de sete meses. Para garantir o fornecimento de bezerros, João Arthur estabeleceu parcerias com produtores da região.

Clique aqui e confira a matéria completa

Título da Postagem: Pecuária de ponta

imprensa@faep.com.br