Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná registra primeiro foco de ferrugem asiática na safra 2018/19 de soja

Houve uma antecipação de cerca de 15 dias da ocorrência da doença na região, segundo nota da Embrapa Soja

A cooperativa Copagril registrou em Marechal Cândido Rondon, no noroeste do Paraná, o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em área comercial do Estado na safra 2018/19. Houve uma antecipação de cerca de 15 dias da ocorrência da doença na região, segundo nota da Embrapa Soja.

“Esta antecipação ocorreu porque 50% da semeadura na região também foi aproximadamente 15 dias mais adiantada”, disse no comunicado o agrônomo da Copacol, Tiago Madalasso – o Centro de Pesquisa Agrícola da cooperativa é que fez a identificação da doença no município.

Historicamente, os cultivos de soja no noroeste paranaense são feitos no fim de setembro mas, nesta safra, foram realizados no começo do mês, logo após o fim do vazio em 10 de setembro, de acordo com o agrônomo.

Madalosso e a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, orientaram os produtores da região a não se descuidarem do controle da ferrugem. “As chuvas frequentes que favorecem a doença, muitas vezes, impedem a aplicação de fungicidas”, explicou ela. “E é importante manter a lavoura protegida, uma vez que a eficiência curativa dos fungicidas atualmente disponíveis é baixa”, acrescentou.

Cláudia sugere que os agricultores consultem os resultados de eficiência dos fungicidas para o controle da ferrugem. “Os produtores e técnicos que encontrarem ferrugem nas lavouras podem auxiliar a divulgar a informação, levando as folhas para as cooperativas e outros membros Consórcio Antiferrugem para atualizar o site do consórcio”, acrescentou.

Matéria completa: Istoé.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio