Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná é o segundo estado com maior capacidade de armazenagem, aponta Conab

Estado responde por quase 18% da capacidade de estocagem do país

O Paraná tem 2.515 unidades armazenadoras que, juntas, têm capacidade estática de manter 29,7 milhões de toneladas – o que corresponde a 17,87% da capacidade de armazenagem do país. Com isso, o Estado se mantém como segunda unidade da federação com maior capacidade de estocagem.  Os dados foram divulgados na última sexta-feira (1º) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que havia iniciado o levantamento em setembro de 2017.

De acordo com nota emitida pela Conab, não houve diferença significativa na capacidade estática das unidades do Paraná, mas houve uma alteração quanto ao perfil dos armazéns: houve redução de mais de 50% no número de armazéns convencionais e o aumento significativo da capacidade de armazenagem a granel.

Na avaliação da Conab, isso explica pelo fato de as unidades convencionais serem, atualmente, usadas para guarda de insumos, enquanto os armazéns a granel são empregados na estocagem de grãos, como soja, milho e trigo.

“As informações coletadas são utilizadas pelo governo federal no planejamento de políticas públicas para o setor. Os dados são públicos e podem ser consultados no site da Conab, no Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm), ou no Portal de Informações Agropecuárias da Companhia”, informou a Conab.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio