Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/09/2017 - 09h01
Postado em Destaques, Notícias

19/09/2017 09h01 - Postado em Destaques, Notícias

Paraná e Mato Grosso são primeiros a passar por “censo de armazéns”

Técnicos da Conab vão percorrer 120 municípios nos dos estados até a primeira quinzena de outubro

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrerá o país para fazer o recadastramento de armazéns privados. O censo começou esta semana pelos estados de Mato Grosso e do Paraná, onde está concentrado o maior número de unidades. Os dados abastecerão o Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas.

Técnicos da Conab já estão em campo e deverão visitar um total de 120 municípios nos dois estados até a primeira quinzena de outubro. A ação é feita regularmente pela estatal para identificar unidades em todo o país, realizando tanto o cadastramento de novos armazéns quanto a revalidação das informações dos já cadastrados.

Em Mato Grosso, maior produtor de milho e soja do país, serão visitados 26 municípios que hoje têm 418 armazéns cadastrados, com capacidade estática total de 5,3 milhões de toneladas. Além disso, serão atendidas 33 solicitações de cadastramento de armazenadoras em outros 15 municípios, somando 41 cidades que serão recenseadas.

O censo é realizado em toda a região nordeste e em grande parte do sudeste de MT. O nordeste do estado é considerado a nova fronteira agrícola por possuir a maior área possível a ser convertida em lavoura – os levantamentos de safra da Conab apontam um aumento de produção de 26% da safra 2013/2014 para 2016/2017.

No Paraná, o recenseamento foi subdividido em etapas, de acordo com o número de armazéns já cadastrados em cada região. Nesta primeira fase, já em andamento, o censo será realizado em 79 municípios da mesorregião norte-central do estado. Segundo dados atuais da Conab, o Paraná é o segundo maior armazenador do país, responsável por aproximadamente 19% da capacidade estática nacional.

Todas as informações serão incluídas no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas e podem ser consultadas no site da Conab.

Fonte: Canal Rural.

Título da Postagem: Paraná e Mato Grosso são primeiros a passar por “censo de armazéns”

imprensa@faep.com.br