Sistema FAEP/SENAR-PR

Parabéns, pecuaristas!

Nesse dia 15 de julho comemoramos o Dia Nacional do Pecuarista

Na última sexta-feira (15) celebramos o Dia Nacional do Pecuarista. A data não pode passar em branco, uma vez que há muitos motivos para comemorar neste setor. Hoje a produção brasileira de carne bovina é de 9,5 milhões de toneladas. Deste total, 7,6 milhões são destinadas ao mercado interno e 1,8 milhão são exportados para mais de 140 países, gerando divisas e empregos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a cadeia da carne bovina movimenta R$ 167,5 bilhões por ano, e gera aproximadamente 7 milhões de empregos.

Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), seguindo este ritmo, em cinco anos o Brasil poderá ser o maior produtor de carne bovina do planeta, superando os Estados Unidos, que hoje ocupam o primeiro lugar neste ranking.

Apesar de o Paraná não se destacar em volume de produção no cenário nacional, o Estado tem o diferencial da qualidade. Nossos pecuaristas são altamente tecnificados, bem informados e vêm obtendo resultados incríveis porteira adentro.

No ano passado, foram abatidos no Estado mais de 1,24 milhão de cabeças. No que se refere ao peso das carcaças, o Paraná ocupa o nono lugar no ranking nacional, totalizando mais de 300.324 toneladas de carne. No primeiro bimestre, as vendas externas de carne in natura do estado cresceram 281,7% em relação aos dois primeiros meses de 2015. A receita de exportação totalizou US$ 15,9 milhões no período.

A FAEP está atenta à importância deste segmento e, por isso, criou em 2015, em parceria com o governo do Estado e diversas entidades, o programa Pecuária Moderna, que tem como objetivo modernizar e fortalecer a pecuária paranaense. Segundo o Presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da FAEP e coordenador do comitê gestor do Programa, Rodolpho Werneck Botelho. “Estamos nos preparando para aumentar a produção de carne de qualidade, preconizando a segurança alimentar e ofertando, no mercado nacional e internacional, um produto diferenciado, sustentável e de maior valor agregado.”

Você, pecuarista paranaense, está de parabéns!

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio