Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 23/11/2015 - 08h56
Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

23/11/2015 08h56 - Postado em Destaques, Programa Empreendedor Rural

Para premiar a competência

Encerramento do Programa Empreendedor Rural ocorrerá no dia 4, com presença de 4,5 mil pessoas

Está chegando a hora da grande festa do empreendedorismo no campo. No próximo dia 4 de dezembro, o Sistema FAEP/SENAR-PR vai reunir aproximadamente 4,5 mil produtores e líderes rurais no Expotrade Pinhais para o evento de premiação e encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER), criado em 2003, em parceria com o Sebrae-PR e a Fetaep.

O PER estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Com essas informações e conhecimentos, ele pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados. “O objetivo principal do programa é dar ao participante uma visão mais clara de seu papel na sociedade”, comenta o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. O participante precisa compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, para assim, garantir mais renda e ter condições de continuar no campo.

O programa possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações. Ao todo são quinze módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Ao longo do programa, os empreendedores rurais recebem conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Os produtores trabalham com temas: autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.

Ao final do curso o produtor e/ou trabalhador rural pode desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso.

Os participantes do PER são estimulados a apresentar um projeto, uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde constam diagnóstico, planejamento estratégico e análise da realidade, estudo de mercado, etc. Esse ano foram encaminhados 99 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de dez técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, Fetaep, Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Presente em 14 Estados

Do total de trabalhos apresentados, dez projetos são classificados. Esses produtores recebem no evento um troféu e disputam a etapa estadual. Os empreendedores autores dos três projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares na seleção estadual participarão de viagem técnica nacional ou internacional.

O destino da viagem será definido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e Fetaep. Em 2007 o PER iniciou a expansão nacional e atualmente está presente em 14 Estados brasileiros. Desde o início do programa no Paraná, há 12 anos, foram 1.134 turmas totalizando 28 mil participantes. Somente em 2015 foram 48 turmas com a participação de 960 produtores rurais.

A partir de 2012 o SENAR-PR passou a oferecer também o PER na modalidade Educação à Distância (EaD) – o Empreendedor à Distância. Com foco no Planejamento Estratégico, o curso tem 40 horas, divididas em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso funciona como uma especialização do tema e é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

Olimpíadas de Matemática e Português Durante o evento também será realizada a prova final da Olimpíada Rural nas modalidades Matemática e Português. A competição tem como objetivo principal criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e para os alunos dos Colégios Agrícolas. As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.

Esse ano o Sistema FAEP/SENAR-PR registrou 862 inscrições para as Olimpíadas, sendo 420 em Matemática e 442 em Português.

Desse total, serão selecionados 50 alunos de cada matéria. Eles virão a Curitiba para participar da etapa estadual do concurso, que acontece paralelamente ao evento de premiação do Empreendedor Rural. Nesse dia os alunos farão uma prova e os três jovens que obtiverem as melhores notas em cada prova serão os finalistas. Cada um deles receberá um tablet de prêmio.

Título da Postagem: Para premiar a competência

imprensa@faep.com.br