Sistema FAEP/SENAR-PR

Para premiar a competência

Encerramento do Programa Empreendedor Rural ocorrerá no dia 4, com presença de 4,5 mil pessoas

Está chegando a hora da grande festa do empreendedorismo no campo. No próximo dia 4 de dezembro, o Sistema FAEP/SENAR-PR vai reunir aproximadamente 4,5 mil produtores e líderes rurais no Expotrade Pinhais para o evento de premiação e encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER), criado em 2003, em parceria com o Sebrae-PR e a Fetaep.

O PER estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Com essas informações e conhecimentos, ele pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados. “O objetivo principal do programa é dar ao participante uma visão mais clara de seu papel na sociedade”, comenta o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette. O participante precisa compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele, para assim, garantir mais renda e ter condições de continuar no campo.

O programa possui cinco fases: diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações. Ao todo são quinze módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Ao longo do programa, os empreendedores rurais recebem conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Os produtores trabalham com temas: autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos.

Ao final do curso o produtor e/ou trabalhador rural pode desenvolver atividades inovadoras nas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso.

Os participantes do PER são estimulados a apresentar um projeto, uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde constam diagnóstico, planejamento estratégico e análise da realidade, estudo de mercado, etc. Esse ano foram encaminhados 99 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de dez técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, Fetaep, Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Presente em 14 Estados

Do total de trabalhos apresentados, dez projetos são classificados. Esses produtores recebem no evento um troféu e disputam a etapa estadual. Os empreendedores autores dos três projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares na seleção estadual participarão de viagem técnica nacional ou internacional.

O destino da viagem será definido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e Fetaep. Em 2007 o PER iniciou a expansão nacional e atualmente está presente em 14 Estados brasileiros. Desde o início do programa no Paraná, há 12 anos, foram 1.134 turmas totalizando 28 mil participantes. Somente em 2015 foram 48 turmas com a participação de 960 produtores rurais.

A partir de 2012 o SENAR-PR passou a oferecer também o PER na modalidade Educação à Distância (EaD) – o Empreendedor à Distância. Com foco no Planejamento Estratégico, o curso tem 40 horas, divididas em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso funciona como uma especialização do tema e é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

Olimpíadas de Matemática e Português Durante o evento também será realizada a prova final da Olimpíada Rural nas modalidades Matemática e Português. A competição tem como objetivo principal criar o hábito de estudar de uma forma diferente e trazer um novo estímulo para os jovens aprofundarem seus conhecimentos.

O evento é direcionado aos alunos que cursaram os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e para os alunos dos Colégios Agrícolas. As atividades desse concurso são realizadas na modalidade Educação à Distância.

Esse ano o Sistema FAEP/SENAR-PR registrou 862 inscrições para as Olimpíadas, sendo 420 em Matemática e 442 em Português.

Desse total, serão selecionados 50 alunos de cada matéria. Eles virão a Curitiba para participar da etapa estadual do concurso, que acontece paralelamente ao evento de premiação do Empreendedor Rural. Nesse dia os alunos farão uma prova e os três jovens que obtiverem as melhores notas em cada prova serão os finalistas. Cada um deles receberá um tablet de prêmio.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio