Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 18/07/2013 - 12h00
Postado em Notícias

18/07/2013 12h00 - Postado em Notícias

Ouça o Campo&Cia, todas as quintas-feiras no ar!

Que tal uma variedade de soja, trigo ou cana-de-açúcar que tenha o triplo de resistência à falta de água? Ou até mesmo turbinar a capacidade da planta suportar o calor pulverizando um composto de baixo custo, que ativa superpoderes vegetais? É a realidade que a biotecnologia traz para cada vez mais perto dos produtores. Cientistas […]

Que tal uma variedade de soja, trigo ou cana-de-açúcar que tenha o triplo de resistência à falta de água? Ou até mesmo turbinar a capacidade da planta suportar o calor pulverizando um composto de baixo custo, que ativa superpoderes vegetais? É a realidade que a biotecnologia traz para cada vez mais perto dos produtores. Cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, transplantaram um gene do café resistente à seca para outras espécies.
O pesquisador Eduardo Romano, que coordena o projeto, diz que o gene praticamente triplicou a resistência das plantas à falta d’água.

Manutenção de maquinários agrícolas. O Campo&Cia conversa com Cristiano Conti, engenheiro agrônomo e pesquisador do setor automotivo agrícola da New Holand, sobre as principais medidas que podem ser adotadas pelo produtor para garantir o bom uso das máquinas. Só para você ter uma ideia, o uso adequado dos pneus, seja na escolha do modelo (desenho de garra, radial ou diagonal) ou na manutenção diária com as calibragens, é fator que garante um melhor rendimento operacional e a redução do consumo de combustível.

Vem frio por aí e há risco de geada, segundo o meteorologista Ricardo Kneib, do Simepar.

Para ouvir o programa, basta clicar aqui

imprensa@faep.com.br