Sistema FAEP/SENAR-PR

Os segredos fora da porteira

Mais de duzentos produtores e lideranças sindicais participaram nesta segunda-feira, dia 20, do primeiro encontro do Seminário "Os segredos fora da porteira", na Associação Comercial em Ponta Grossa. O diretor financeiro do Sistema FAEP, João Luiz Rodrigues Biscaia, que abriu o ciclo de palestras,  lembrou da atual crise na Europa e a seca que atingiu a produção de grãos nos Estados Unidos. "Neste momento, o Sistema FAEP está preocupado em trazer informação aos produtores rurais, por isso é importante sabermos o que está acontecendo lá fora", disse.                                   

O beabá do mercado de commodities e as perspectivas para a comercialização agrícola da safra 2012/2013 fazem parte dos principais temas da palestra do consultor em commodities e Macroeconomia em Chicago (EUA), Pedro H. Dejneka. "A situação nos Estados Unidos está realmente muito difícil. Estamos tendo provas que vamos ter que racionar a demanda de grãos. Com esse cenário a tendência é que os preços se elevem", observou.                        

As mudanças na política agrícola e atuação da FAEP estão entre os conteúdos da palestra do economista e coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, Pedro Loyola.                           

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas, o encontro foi uma verdadeira aula sobre o mercado. "As commodities variam muito e essa oscilação representa um acréscimo na produtividade. O produtor tem muita competência dentro da porteira e precisa melhorar para fora". O presidente do Sindicato Rural de Piraí do Sul, Emerson Luis da Cruz, disse que o ciclo de palestras é fundamental para auxiliar o produtor no dia a dia . "O encontro promoveu uma visão diferente e prática do que podemos fazer fora da porteira. A estratégia é proteger o que você vai ganhar e trabalhar em cima do nosso custo", resumiu. 

Perfil
Quem é Pedro H. Djneka?
Natural de Cambé, região Norte do Estado, o consultor internacional em commodities, investimentos e economia, diretor de Novos Negócios da Futures International, Pedro H. Dejneka, 33 anos, vive nos Estados Unidos desde 1995. No país, desenvolve técnicas e estratégias de comercialização vinculadas aos efeitos da Bolsa de Chicago, cidade onde vive. No Brasil, rotineiramente participa de eventos e palestras do agronegócio.

Serviço
    O seminário termina na próxima sexta-feira, dia 24, e segue pelos municípios de Pato Branco, Cascavel, Palotina, Goioerê, Maringá, Londrina e Cambará. Para o produtor interessado em participar das palestras, não precisa fazer inscrição e o evento é gratuito. Confira abaixo o local e o horário em cada município:

21/08 –  Pato Branco  – 9h às 11h30
Local: Auditório da FADEP
Rua Benjamim Borges dos Santos, 1100 – Fraron

21/08 – Cascavel- 19h às 21h30
Auditório do Sindicato Rural
Rua Paraná 3937 – Centro

22/08 – Palotina – 9h às 11h30
Auditório do Sindicato Rural
Av. Independência, 1.584 – Centro

22/08 – Goioerê – 19h às 21h30
Associção Comercial Industrial de Goioerê (ACIG)
Av. Mauro Mori, 415 – Jardim Lindóia

23/08 –  Maringá – 15h às 17h30
Salão Central – Restaurante Central do Chico Parque de Exposições de Maringá
Avenida Colombo, 2.186, Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro

24/08 – Londrina –  9h às 11h30
Sociedade Rural Parque de Exposições Ney Braga – Ney Braga – Auditório Milton Alcover
Av. Tiradentes, 6275 – Jardim Shangrilá

24/08 – Cambará – 19h às 21h30
Espaço Cultural Nilza Furlan
Av. Brasil, 1.192 – Centro

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio