Sistema FAEP/SENAR-PR

Olimpíada Rural tem inscrição aberta até 30 de setembro

Atividades serão no formato online. Alunos dos programas JAA e AAJ que quiserem participar da disputa precisam se inscrever por meio de formulário que será enviado pelos instrutores ou pode ser acessado na matéria

Os alunos dos programas Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), do Sistema FAEP/SENAR-PR, já podem fazer a inscrição para participar da Olimpíada Rural 2021. O período para incluir o nome na lista de competidores vai de 12 de julho a 30 de setembro. As inscrições devem ser feitas por um formulário, cujo link será enviado diretamente aos alunos pelos seus respectivos instrutores e que também consta a seguir.

INSCRIÇÕES: aluno do JAA ou AAJ que quiser participar, clique aqui.

Pelo segundo ano consecutivo, por consequência das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, as atividades vão ocorrer de forma online. Isso inclui as provas da primeira etapa e também a segunda fase da disputa, na qual os 75 melhores colocados fazem um estudo de caso agropecuário abrangendo conteúdos aprendidos no JAA e AAJ. Posteriormente, as equipes gravam um vídeo sobre como foi feito o trabalho.

“Em tempos de pandemia, se tornou ainda mais importante interagirmos por meio das ferramentas disponíveis. Não podemos deixar os percalços impedirem a continuidade do intercâmbio de informações entre as regiões do Estado. O conhecimento precisa seguir seu fluxo para que todos se mantenham no caminho do desenvolvimento”, reflete Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A Olimpíada Rural é promovida todos os anos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR para estimular, entre os jovens, o empreendedorismo e a inovação no campo. Além de valorizar o empenho e dedicação dos alunos, a competição visa promover a integração entre participantes dos programas AAJ e JAA de diferentes regiões, além de proporcionar maior contato dos jovens com ferramentas tecnológicas.

Regiane Hornung, técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelos programas JAA e AAJ, avalia que a modalidade a distância tem proporcionado bons resultados à Olimpíada. “Temos uma equipe exclusiva dedicada a responder às dúvidas dos participantes e acompanhar as etapas. Foi uma adaptação que toda a equipe assimilou e, assim, tem sido possível dar continuidade ao trabalho”, aponta.

Como funciona

A Olimpíada Rural envolve uma competição entre os alunos do AAJ e JAA, em que se aplicam os conhecimentos que aprenderam durante o ano, além de serem avaliados por questões mais subjetivas, como trabalho em equipe, capacidade de relacionamento, liderança, entre outros aspectos. O objetivo é preparar esses jovens para o mercado de trabalho e também colaborar para a formação de cidadãos conscientes.

Em 2021, no ato da inscrição, o candidato precisa gravar um vídeo, de até dois minutos, com uma apresentação do porquê ele/ela deve participar da segunda fase da Olimpíada. Depois, os participantes poderão fazer as provas de português, matemática e contexto rural, que serão aplicadas entre 1º e 15 de outubro.

Os 75 melhores colocados nessa prova vão à segunda fase, cujo resultado será divulgado no fim de outubro. Os 75 finalistas serão divididos em 15 equipes de cinco membros cada uma. As divisões terão grupos criados no WhatsApp e um tutor para passar as atividades que os participantes precisam cumprir. Basicamente será um estudo de caso envolvendo uma propriedade rural. Cada grupo precisa gravar um vídeo explicando como foi desenvolvido o trabalho. A banca de avaliação dos trabalhos, formadas por técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, vai ocorrer em novembro e o resultado divulgado na sequência.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio