Sistema FAEP/SENAR-PR

Olhos nos olhos

Anualmente o Sistema FAEP promove o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais reunindo produtores de todo o Estado e autoridades. Este ano evento ocorre pela 11ª vez e a palestra de abertura será do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), neste dia 29 de novembro, no Expotrade Pinhais. O convite foi feito e aceito de imediato no último dia 2 de julho, em Recife, pelo presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette.

Será a primeira vez que Campos estará “olhos nos olhos” com uma plateia de milhares de brasileiros que hoje, na economia, literalmente estão “segurando os pontas”.  Sua palestra ocorre num momento importante para o Paraná e o Brasil. Em menos de um ano, em outubro de 2014, mais de 140 milhões de eleitores (as) elegerão o novo presidente do País. Será uma encruzilhada.
Vivemos neste período uma espécie de ensaio dos principais atores que se encontrarão nessa encruzilhada. Os candidatos à presidência não admitem publicamente essa condição, mas está claro que Dilma Roussef (PT) tentará a reeleição, Aécio Neves é o principal candidato a candidato do PSDB e  Eduardo Campos compõem o trinômio que deseja o Palácio do Planalto.

Campos, segundo as últimas pesquisas teve sua gestão com a maior aprovação entre os 11 principais Estados do País, seguido do paranaense Beto Richa.  O crédito dessa popularidade está no estilo próprio, aberto, e uma trajetória que estimula  um ambiente estável de negócios. O resultado desse comportamento tem sido as boas avaliações de sua administração.

Segundo os jornais, ele não tem poupado críticas ao governo federal. Considera que o País depende de uma “boa gestão e objetivos claros, de uma nova política, de um sistema tributário mais inteligente”.  Trocando em miúdos uma gestão moderna, como considera estar fazendo em Pernambuco “um dos três estados que mais realiza parcerias público-privadas”.

O neto aparenta ser o oposto do seu avô e também governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que, contam, “grunhia” ou engolia as palavras, ele, ao contrário, é chegado numa boa conversa desde que produza boas ações.  Aos 48 anos, esse economista do signo de Leão (10.08) que atrai suspiros das mulheres pelos olhos verdes, busca agora entender e compreender o Brasil. “Sei o que o Paraná representa para nosso país, principalmente pela produção de sua agricultura e pecuária, como sei também das dificuldades enfrentadas pelos produtores com os descaminhos na infraestrutura e na logística”, disse ele.

Essa visão na verdade coincide com a tese defendida pela FAEP em que o empreendedorismo é o caminho no campo e o governo não deve atrapalhar o agronegócio. Eis aí temas para boas conversas, que podem começar neste dia 29.

A matéria completa você lê aqui

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio