Sistema FAEP/SENAR-PR

Olho no período de plantio da soja

O produtor rural que plantar a oleaginosa após o dia 31 de dezembro será notificado e autuado

Desde outubro do ano passado, por meio da Portaria nº 193/2015, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) proibiu o cultivo de soja safrinha a partir da temporada 2016/2017. O objetivo é evitar que a ferrugem asiática ganhe resistência aos fungicidas disponíveis no mercado. Com a medida, o produtor rural pode realizar o plantio de soja após o fim do período do vazio sanitário (15 de setembro), até 31 de dezembro.

Segundo a engenheira-agrônoma Maria Celeste Marcondes, da Adapar, o produtor rural deve respeitar o prazo determinado pela portaria. “O produtor que plantar soja após o dia 31 de dezembro será notificado e autuado. O Paraná é o segundo maior produtor de soja do Brasil, apresentando uma área cultivada em torno de cinco milhões de hectares, que pode ficar comprometida se não houver fungicidas disponíveis no mercado para o controle da ferrugem asiática”, alerta a engenheira-agrônoma.

Para ler a matéria completa, clique aqui

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio