Sistema FAEP/SENAR-PR

Novo Curso do Empreendedor Rural para Bovinocultura de Corte

O SENAR-PR organizou um novo curso do programa Empreendedor Rural voltado exclusivamente para a cadeia produtiva da carne. O curso fornece ferramentas para que o produtor produza uma carne especial com valor agregado que o consumidor quer comprar: macia, suculenta e saborosa.

"Um dos grandes diferenciais do novo curso Empreendedor Rural – bovinocultura de corte é a integração na mesma linguagem dos instrutores de áreas diferentes – processo de produção; gestão administrativa e consultorias", comenta Fábio Schuler Medeiros, médico-veterinário, gerente do Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira Angus que esteve em Curitiba para conhecer o programa.

As aulas começam em abril nas 10 turmas que foram organizadas em todo o Paraná. Ao todo serão 230 horas divididas em 30 encontros com conteúdos que foram selecionados por pecuaristas. Além das aulas teóricas os participantes receberão no mínimo quatro visitas técnicas em suas propriedades onde será feita uma checagem de oito itens (veja quadro).
"Na maioria dos casos o produtor já tem quase tudo para produzir de forma diferenciada, o que falta é a visão de mercado e é isso que o curso vai oferecer", explica Alexandre Lobo Branco, médico-veterinário e técnico do SENAR-PR.
Outro tema que faz parte do conteúdo do curso são as linhas de financiamento do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Banco do Brasil, para a produção integrada Lavoura/Pecuária/Floresta. Nesse PER o produtor vai reconhecer as vantagens de produzir carne de qualidade e os diferenciais da certificação, tudo isso de forma integrada as  linhas de financiamento do ABC.

BOX – Itens que serão analisados nas propriedades durante as consultorias do novo curso Empreendedor Rural pelos instrutores:
1 -Instalações – 15 perguntas
2 – Nutrição animal – 9 perguntas
3 – Boas práticas de produção – 19 perguntas
4 – Bem Estar Animal – 10 perguntas
5 – Sociais/trabalhistas – 8 perguntas
6 – Ambiental – 3 perguntas
7 – Gerenciais – 8 perguntas
8 – Sanidade – 9 perguntas

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio