Sistema FAEP/SENAR-PR

Onda de frio provoca geadas intensas no PR

Nova geada deve ocorrer na madrugada desta terça-feira (23), mas as temperaturas voltam a subir gradativamente ao longo dos próximos dias

Depois de uma semana bastante chuvosa em praticamente todo o Paraná, o frio intenso ganhou força a partir do final de semana e derrubou as temperaturas, com registro de formação de geadas em várias regiões do Estado, com destaque para ocorrências mais intensas no Centro-Sul. No campo, a preocupação é com as lavouras de inverno, especialmente o trigo, além das frutas e hortaliças sensíveis a quedas de temperatura tão bruscas. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), os danos ainda estão sendo contabilizados.

A semana deve seguir com tempo firme, sem previsão de chuvas até domingo. Uma nova geada deve ocorrer na madrugada desta terça-feira (23), mas as temperaturas voltam a subir gradativamente ao longo dos próximos dias. “Até o final do inverno e início da primavera teremos novas ondas de frio, mas elas serão mais irregulares e menos persistentes”, afirma a meteorologista do Climatempo, Fabiana Weykamp.

Para a próxima safra de grãos que começa a ser plantada a partir de setembro, os produtores devem ficar atentos ao comportamento do clima que terá influência do La Niña. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski, o fenômeno causa ondas de frio mais intensas e prolongadas, com ocorrência de geadas até o final de setembro. Além das temperaturas bastante baixas, a temporada 2016/17 também será marcada por chuvas irregulares, especialmente no verão. “O agricultor na próxima safra de verão não deve esperar um clima tão favorável como ele teve nos últimos três ou quatro safras”, afirma.

Prejuízos

De acordo com o meteorologista do Inmet, essa nova massa de ar frio é uma das mais intensas no decorrer do inverno. “As geadas foram muito fortes, mas por sorte atingiram regiões onde o trigo não está na fase suscetível, como em Guarapuava. No Oeste, onde o maior percentual das lavouras está em fase crítica, a geada foi mais fraca”, explica. Já em Curitiba e Região Metropolitana, mesmo com a ocorrência de geadas mais fracas, as hortaliças serão afetadas, especialmente o alface que foi plantado nos últimos dias.

Segundo Carlos Hugo Godinho, do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) da Seab, 75% das lavouras de trigo estão suscetíveis. Mas o analista acredita que a geada deve ter causado apenas prejuízos pontuais. “A umidade no campo estava muito alta e isso segurou um pouco dos estragos. Além disso, a geada mais forte atingiu áreas menos suscetíveis. Como o tempo secou, a preocupação agora é com a previsão de uma geada ainda mais forte prevista para terça-feira (23) e que pode atingir, inclusive, a região Oeste e Sudoeste, onde o trigo está florescendo”, diz Godinho.

Em Guarapuava, onde os termômetros registraram 0,6º abaixo de zero, a geada teve mais impacto sobre as pastagens. “Com certeza as pecuárias de corte e de leite vão sofrer mais. O trigo não deve ter sido tão atingido porque os produtores já plantam mais tarde para fugir das temperaturas muito baixas. Já quem plantou no final de maio ou início de junho pode ter problema porque o trigo está em fase de florescimento”, afirma o presidente do Sindicato Rural da região, Rodolpho Botelho.

Em outras regiões, como Carambeí, Cidade Gaucha e Londrina, não houve registro de geada. Em Alvorada do Sul, de acordo com o Sindicato Rural do município, áreas pontuais sofreram com o fenômeno climático que gerou perda de produtividade nas lavouras de inverno.

Fonte: Gazeta do Povo com redação da FAEP.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio