Sistema FAEP/SENAR-PR

NOTA TÉCNICA sugere revisões para o PAP 2014/15

Confira a Nota Técnica do DTE/FAEP, trazendo os prós e contras do PAP 2014/2015

soja-lavoura-grão-colheita-mão-3-(26)Todos os anos uma espécie de “constituição” passa a reger o agronegócio brasileiro, estabelecendo as normas de crédito, incentivos, avanços e recuos  que vão influenciar decisivamente a produção agropecuária. Trata-se do Plano Agrícola e Pecuário, mais conhecido pela sigla PAP e que compreende os anos-safra, no caso 2014/15, que foi trombeteado em cerimônia no Palácio do Planalto, dia 19/05, como se o paraíso estivesse estabelecido no meio rural do País.

É o papel do governo, principalmente em tempos eleitorais. O imediatismo da informação derrama nos meios de comunicação interpretações, na maioria das vezes,  superficiais.  O grande catatau do PAP 2014/2015, porém, merece a análise de causas e efeitos que provoca não só na vida dos produtores rurais, mas na economia do país. Afinal a agricultura é o único setor que continua a crescer no cenário econômico nacional repleto de nuvens escuras, e ocupa cerca de 32 milhões de brasileiros (IBGE 2012), que sustentam os restantes 168 milhões, sem contar bocas e mesas pelo resto do mundo.

O Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (DTE/FAEP) se debruçou sobre linhas e entrelinhas do PAP anunciado e elaborou uma Nota Técnica.

Quais as principais medidas adotadas nas linhas de financiamento de custeio e investimento nas políticas de apoio à comercialização e aos instrumentos de gestão de risco da agricultura?

Há pontos positivos? Sem dúvida, mas quais são aqueles que merecem ser revistos pelo governo federal; que precisam ser monitorados pelo setor público e privado para observar a eficácia das medidas anunciadas.

Por que há o subdimensionamento de recursos e as políticas erráticas para o seguro rural e a sua falta de planejamento de longo prazo?
Uma sentença composta está sempre presente na cabeça (e na vida) do produtor: plantar, colher, armazenar, comercializar, pagar o que foi emprestado pelo banco. Se o saldo da venda for positivo após a dedução de custos: lucro. Se não….

Confira no link abaixo a Nota Técnica do DTE/FAEP, os prós e contras do PAP 2014/2015.

ANÁLISE DO PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2014 2

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio