Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 15/09/2017 - 09h49
Postado em Destaques, Feijão, Grãos, Milho, Notícias, Soja, Trigo

15/09/2017 09h49 - Postado em Destaques, Feijão, Grãos, Milho, Notícias, Soja, Trigo

Nota técnica: rentabilidade na produção de grãos melhora, mas não cobre custos

Levantamento faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a FAEP, Sindicatos Rurais e Cepea-Esalq/USP

No mês de julho, a FAEP percorreu quatro regiões produtoras do Paraná para levantamento dos custos de produção da safra de grãos 2016/17. O levantamento faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a FAEP, Sindicatos Rurais e Cepea-Esalq/USP.

Foram realizadas reuniões em Castro, Guarapuava, Cascavel e Londrina que contaram com a participação de produtores rurais e técnicos que, juntos, estabeleceram a propriedade típica de cada região, os coeficientes técnicos, os custos de produção e as informações de comercialização. Foram caracterizados os principais cultivos do sistema de produção de grãos: soja, milho (1ª e 2ª safra), feijão (1ª e 2ª safra), trigo e cevada.

As receitas com a soja, feijão e cevada conseguiram cobrir o Custo Total (CT). Já o milho 1ª safra, milho 2ª safra e o trigo tiveram margem negativa sobre o CT. Estes resultados consideram a média das regiões onde foram realizados os painéis.

Leia o texto completo.

Título da Postagem: Nota técnica: rentabilidade na produção de grãos melhora, mas não cobre custos

imprensa@faep.com.br