Sistema FAEP/SENAR-PR

Norte em festa: Fim do imbróglio Corol/BRDE

Notas de crédito rural de mais de 600 produtores foram dados como garantia adicional a um empréstimo da cooperativa ao BRDE

Alívio. Mais de 600 produtores rurais do Norte do Estado receberam na última quarta-feira (10) as Notas de Crédito Rural (NCRs) que haviam sido assinadas e entregues como garantia adicional a um empréstimo da cooperativa Corol – à qual eram associados -, contraído junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no valor de R$ 30 milhões, que não foi honrado pela cooperativa.

Muitos produtores tiveram seus títulos protestados na época e só conseguiram retirá-los de cartórios sem nenhum ônus agora. O trabalho para a recuperação das NCRs teve início há quase dois anos através de um movimento iniciado pelo Nunorte (Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná) que contou com a participação ativa dos presidentes dos sindicatos rurais e da FAEP. Além dos produtores que integram a região da Nunorte, que abrange os municípios de Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraiso, Cambé, Centenário do Sul, Faxinal, Grandes Rios, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Marilândia do Sul, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Jaguapitã, também foram envolvidos produtores de Santa Mariana e Cornélio Procópio.

Em carta endereçada ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette, o presidente do Sindicato rural de Londrina, Narciso Pissinati, agradeceu o apoio da federação. “Este dia 10 de setembro de 2014, marca um fato histórico, com grande satisfação e alívio e, a certeza de que, quando o produtor se une, reúne e se envolve na defesa dos seus direitos os resultados almejados aparecem”, disse.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio