Sistema FAEP/SENAR-PR

Mudança a partir do empreendedorismo

Com ajuda do SENAR-PR, jovem de Irati troca de atividade e conquista o sonho de ter o próprio negócio

Apostar em um sonho nunca é uma decisão fácil, mas certamente é a melhor que podemos tomar. Pensando assim que o produtor Lucas Roik, da comunidade de Invernadinha, em Irati, na região Sudeste, trocou o trabalho estressante em uma oficina mecânica pela produção de morangos.

A vontade de empreender era algo que estava latente na alma do jovem de 21 anos, mas que nunca havia conseguido emergir com força para se tornar realidade. Por meio de cursos do SENAR-PR e do apoio de um instrutor da instituição Roik teve confiança para dar este salto.

A mudança aconteceu no ano passado, quando Roik iniciou a produção com 6 mil pés de morango, espalhados em duas estufas. “Eu trabalhava na oficina mecânica e aos poucos fui comprando os equipamentos, até que um dia pensei: vou arriscar, vou dar uma reviravolta na minha vida e mudar para o morango. Eu queria investir em um negócio próprio, virar empreendedor e crescer”, conta.

Justamente o que aconteceu. Com o caminho a percorrer bem estruturado por meio dos cursos do SENAR-PR, que ajudaram na avaliação dos riscos e cálculos dos resultados, Roik deu início ao sonho. “O SENAR foi a raiz de tudo. Se eu não tivesse descoberto esses cursos, talvez não estaria produzindo morango. Foi muito importante na minha carreira”, diz o jovem, que além do curso Morangueiro – cultivo em substrato, fez o de Inclusão Digital, onde conheceu o instrutor do SENAR-PR Sérgio Krepki, que acabou se tornando um grande parceiro nesta história. “Quando conheci o Lucas, já notei uma vontade grande de empreender. Então ajudei como pude. Dei dicas de gestão da propriedade e sugeri que fizesse o curso de morango”, relembra Krepki.

Clique aqui para ler a matéria completa

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio