Sistema FAEP/SENAR-PR

MP da tributação do café é aprovada no Senado e segue para sanção

O Senado aprovou nesta semana a Medida Provisória 545 que muda o regime tributário para a cafeicultura.  A MP suspende a incidência das contribuições sobre as receitas decorrentes da venda do café não torrado.

Assinada em 30 de setembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, a medida tinha prazo de 120 dias, até oito de março, para ser votada no Congresso Nacional. Aprovada pela Câmara Federal em 14 de fevereiro, a MP precisava passar pelo Senado e segue agora para sanção presidencial.

O presidente da Frente Parlamentar da Cafeicultura do Congresso Nacional, deputado Diego Andrade (PSD-MG),  acredita que a presidente Dilma Rousseff vai sancionar a MP 545 dentro do prazo.

No antigo regime,  o produtor de café pessoa física não contribuía. A compra de café  do produtor pessoa física significava  um crédito presumido de  3,65% sobre o valor da saca. Enquanto se o produto fosse adquirido de uma pessoa jurídica, creditava-se em  9,25%.  O novo sistema prevê isenção para o café cru (que não paga e não recebe créditos). Já varejistas e indústrias pagam 9,25% desses tributos incidentes no valor da venda e são compensados por um crédito de 7,4%.

Fonte: Valor Econômico – Carine Ferreira

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio