Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 06/08/2012 - 12h00
Postado em Notícias

06/08/2012 12h00 - Postado em Notícias

Missão russa conclui trabalhos no Brasil com reunião no Mapa

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da missão veterinária russa que percorreu seis estados para avaliar o serviço veterinário brasileiro se reuniram para um balanço da ação. O encontro foi sexta-feira, dia 3 de agosto, em Brasília. Durante a reunião, a delegação russa fez um relato das observações do serviço brasileiro, […]

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da missão veterinária russa que percorreu seis estados para avaliar o serviço veterinário brasileiro se reuniram para um balanço da ação. O encontro foi sexta-feira, dia 3 de agosto, em Brasília.

Durante a reunião, a delegação russa fez um relato das observações do serviço brasileiro, com ênfase na necessidade de controle efetivo que garanta o não uso da ractopamina. O Governo deu garantias de que as exigências ao não uso da substância serão cumpridas. Ficou acordado ainda o encaminhamento de um relatório da visita ao Ministério da Agricultura, que responderá as observações apontadas pelos russos. Só depois de um pronunciamento oficial do governo Russo que o ministério se manifestará.

Para o Ministério, a visita transcorreu dentro da expectativa. O grupo, formado por nove técnicos, visitou 20 frigoríficos em seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Pará), todos impedidos de exportar para a Rússia. A missão também conheceu uma fábrica de ração no município de Frederico Westphalen (RS). O objetivo foi conhecer quais são os procedimentos adotados para a produção de ração sem o uso da substância ractopamina que é proibida na Rússia.

Além desses estabelecimentos industriais, a missão esteve em duas unidades do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), sendo uma em Pedro Leopoldo (MG) e, outra, em Porto Alegre (RS); numa granja de suínos no município de Itapiranga (SC) e em uma granja de aves no município de Palotina (PR), além do Posto de Vigilância Agropecuária em Foz do Iguaçu (PR).

Rural Centro – PECUÁRIA

imprensa@faep.com.br