Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 17/01/2014 - 10h18
Postado em Agronegócios, Sanidade, Soja

17/01/2014 10h18 - Postado em Agronegócios, Sanidade, Soja

MIP é aliado do produtor no manejo da Helicoverpa

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma das indicações para controle da Helicoverpa armigera. Pesquisas da Embrapa constatam a importância desses inimigos naturais que estão agindo no controle da nova praga.

 

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma das indicações para controle da Helicoverpa armigera, praga que atinge várias culturas, incluindo a soja e gerou grande Helicoverpa_armigera_larvaprejuízo aos produtores na safra passada. Com o andamento da safra de soja, medidas de verificação das lavouras devem ser adotadas sistematicamente para que não haja aplicações desnecessárias de defensivos biológicos ou químicos, preservando os inimigos naturais.

Pesquisas da Embrapa constatam a importância desses inimigos naturais que estão agindo no controle da nova praga. As lagartas têm sido infectadas por nematoide, diferente dos que acometem a raiz da soja, ou atacadas por parasitoides, principalmente moscas da família Tachinidae, que se desenvolvem no interior da lagarta e, ao completar seu desenvolvimento, matam o inseto.

“Com o auxílio das técnicas do MIP o produtor pode monitorar suas lavouras, tendo critérios para a decisão de controle e evita a aplicação indiscriminada de inseticidas”, alerta o pesquisador da Embrapa Soja, Samuel Roggia. “É como quando fazemos uma consulta médica: para definir se precisamos ou não de medicamentos o médico nos encaminha para realização de exames clínicos”, explica.

A maneira correta de realizar a amostragem de Helicoverpa em soja e outras informações podem ser obtidas em dois novos vídeos disponibilizados no site http://www.embrapa.br/alerta-helicoverpa .

FONTE: EMBRAPA

Título da Postagem: MIP é aliado do produtor no manejo da Helicoverpa

imprensa@faep.com.br