Sistema FAEP/SENAR-PR

Ministro da Agricultura anuncia mais de 60 medidas para o setor produtivo brasileiro na próxima semana

Medidas que serão anunciadas na próxima quarta-feira (24) tem como objetivo gerar economia de mais de R$ 1 bilhão

Durante reunião com produtores na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG), a Cooxupé, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou que irá lançar mais de 60 medidas que irão ser implementadas para o setor produtivo brasileiro, gerando uma economia de mais de R$1 bilhão.

O Ministério recebeu cerca de 650 demandas do setor produtivo por meio de um grupo coordenado pelo secretário-executivo, Eumar Novacki, e, destas demandas, criou as medidas, que devem atender às necessidades de vários pontos da cadeia.

O ministro declarou ainda que busca “tocar” o ministério de acordo com a realidade do setor, aproveitando-se de sua experiência como produtor rural e levando ao governo o mesmo pensamento do campo ao ministério. A sinceridade, segundo ele, é um dos seus lemas principais. “No ministério da Agricultura, não queremos a política da enrolação. Estamos vivendo um novo momento, sem viés ideológico, com razão e com propósito”, diz.

Quando convidado pelo presidente interino Michel Temer, o ministro chegou a pensar se aceitaria ou não o cargo. Sabendo do grau de dificuldade do momento, aceitou o cargo. Ao ser questionado sobre como se comportar dentro do ministério, recebeu orientação de Temer para lidar com a agricultura de acordo com os seus conhecimentos e “levar boas notícias”. E, como lembra Maggi, a agricultura “é o único segmento da sociedade brasileira que tem notícias boas nos últimos anos”.

As medidas serão anunciadas pelo Ministério em conjunto com o presidente interino na próxima quarta-feira (24), às 11h, no Palácio do Planalto.

Cafeicultura

O ministro se declarou também “maravilhado” com o que conheceu na região da Cooxupé, devido a capacidade tecnológica e produtiva que o setor cafeicultor brasileiro possui.

Maggi visitou o laboratório de controle de qualidade de café da Cooxupé, o Complexo Industrial de Café Japy e a Torrefação Cooxupé, além de conhecer uma fazenda da região.

Em sua fala, ele pediu, portanto, para que o setor converse de forma consensual, para que as demandas fiquem claras. Maggi também se comprometeu a conhecer mais o segmento para ter maior entendimento de suas necessidades.

Ele se comprometeu, ainda, a fazer o enfrentamento dentro do governo para defender o setor da agricultura, em geral. “Temos que ser produtivos e buscar a saída para os nossos problemas”, declarou Maggi.

Também viajaram com o ministro os secretários Neri Geller (Política Agrícola), Luís Rangel (Defesa Agropecuária), Eumar Novacki (secretário executivo) e o assessor especial do ministro, Sérgio De Marco.

Fonte: Notícias Agrícolas

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio