Sistema FAEP/SENAR-PR

Ministério anuncia Secretaria Nacional de Irrigação

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho,anuncia nesta quinta-feira (05), na 18ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP),detalhes sobre a criação da Secretaria Nacional de Irrigação. Na ocasião,Coelho anunciará o nome de Ramon Gomes Rodrigues, que até então ocupava o cargode assessor especial do ministério, como titular da pasta.

A criação da Secretaria Nacional de Irrigação vem sendodiscutida desde o início da gestão de Coelho à frente do ministério. Uma dasmetas da nova secretaria será fomentar a produção agrícola em uma área deaproximadamente 200 mil hectares, no Sertão nordestino (área que vai englobarprincipalmente os estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas).

Segundo o ministério, uma outra prioridade da secretariaserá atrair o setor privado (principalmente na área de fruticultura) para essasregiões e, através de Parcerias Público-Privadas (PPP), ampliar em pelo menos10% o total das áreas irrigadas, aumentando a produtividade agrícola.

Na semana passada, técnicos da Cutrale, empresa líder nosetor de suco de laranja, estiveram na cidade pernambucana de Petrolina (terranatal de Bezerra Coelho), juntamente com diretores da Companhia deDesenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para analisarsolos e iniciar um estudo sobre a possibilidade de investimentos no local. Atéo momento, a Cutrale não se manifestou formalmente sobre o assunto.

Outro projeto que poderá ser viabilizado a partir dainstalação da Secretaria Nacional de Irrigação é a expansão das lavouras decana-de-açúcar no Semiarido, através do Canal do Sertão. Segundo Renato Cunha,presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco(Sindaçúcar-PE), seria possível cultivar mais de 100 mil hectares de canaviaiscom a irrigação na região. Este projeto foi lançado em junho de 2007, ocasiãoem que o governo de Pernambuco, a Petrobras e a trading japonesa ItochuCorporation assinaram um termo de compromisso para a viabilização do projeto.Através do termo, todo o etanol produzido a partir das áreas irrigadas dePernambuco seria exportado diretamente ao Japão.

CNA – Alguns membros da Subcomissão de Recursos Hídricos daConfederação Nacional da Agricultura (CNA), da qual a FAEP tem reapresentação, deramassessoria na criação da Secretaria Nacional de Irrigação.

 

Fonte: Globo Rural e informações da Comunicação Social da FAEP

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio