Sistema FAEP/SENAR-PR

Metodologia desenvolvida pela FAEP será aplicada no Brasil para identificar Minor Crops

Minor Crops são as “Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente” (CSFI), aquelas para as quais existe falta ou número insuficiente de agroquímicos registrados para manejo e controle de pragas e doenças

Uma metodologia desenvolvida pela FAEP para o levantamento das demandas das culturas com suporte fitossanitário insuficiente – as chamadas Minor Crops – será utilizada em todo o Brasil. No dia 7 de outubro, as entidades representativas dos setores de frutas e hortaliças no cenário nacional constituíram o Grupo de Trabalho Minor Crops Brasil, formado por mais de 40 instituições, entre Federações da Agricultura (como a FAEP), associações de produtores, órgãos de governo, pesquisa e outras entidades representativas, sob o comando do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).

O objetivo é promover um trabalho de abrangência nacional para identificar quais as culturas estão carentes de produtos para o seu manejo e posteriormente articular estas demandas junto às indústrias de agroquímicos e às entidades registrantes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Com esse trabalho vamos conseguir visualizar o cenário das demandas fitossanitárias do país, muitas vezes semelhantes entre diferentes regiões”, avalia a engenheira agrônoma do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Elisangeles Souza.

Segundo ela, o principal desafio está na articulação dos agentes responsáveis por este processo, como governo, indústria de agroquímicos e de produtos biológicos, produtores rurais, profissionais técnicos e órgãos de pesquisa, para juntos promoverem a identificação das demandas e os registros necessários.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio