Sistema FAEP/SENAR-PR

Mesmo com greve, colheita avança no Paraná e em Mato Grosso

Colheita avançou 6,6 pontos na última semana, mas está atrasada na comparação com 2014

Contrariando os prognósticos pessimistas em relação a paralisação de caminhoneiros e o bloqueio de rodovias, o Brasil consolidou um avanço expressivo na colheita da safra de verão e no plantio da safrinha. Considerando apenas os dois principais estados produtores de grãos no país (Paraná e Mato Grosso), as máquinas avançaram sobre 2,7 milhões de hectares em uma semana. Havia expectativa de que haveria escassez de óleo diesel para abastecimento de tratores e colheitadeiras, limitando as operações no campo.

Em Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, a colheita do grão chegou a 53% da área plantada, consolidando um avanço de 1,65 milhão de hectares (ou 19 pontos porcentuais) entre os dias 19 e 26 de fevereiro. No rastro das colheitadeiras o estado também registrou grande incremento no plantio do milho safrinha. A semeadura chegou a 64,2% do total no dia 26 de fevereiro. É um avanço de 700 mil hectares em uma semana, indicam dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O quadro foi similar no Paraná. Conforme a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, foram colhidos 203 mil hectares de soja e 49 mil hectares de milho. Já a safrinha do cereal ganhou terreno sofre 112 mil hectares até o dia 25 de fevereiro.

28%
Da área total de soja do Paraná já foi colhida. Com isso ainda restam no campo 3,6 milhões de hectares da oleaginosa e 396 mil hectares de milho verão, indica a Seab.

 

Fonte: Gazeta do Povo – 02/03/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio