Sistema FAEP/SENAR-PR

Meneguette passa o comando do Sebrae-PR a Darci Piana

Presidente da FAEP esteve à frente do Conselho Deliberativo ao longo dos últimos dois anos

No dia 10 de dezembro, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, passou a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-PR a Darci Piana, eleito para o cargo no dia 26 de novembro, que assume o posto a partir de 1º de janeiro de 2019. Em seu mandato no colegiado (2017 e 2018), Meneguette iniciou um processo de transformação digital, além de ter sido o responsável por costurar um esforço coletivo para viabilizar o atendimento de mais de 350 mil empresas. Meneguette continua integrando o CDE, como conselheiro.

“Preparamos o Sebrae para uma renovação da equipe técnica, conseguimos inovar e ampliar atendimentos, tudo pensando na melhor relação da empresa com o serviço prestado aos empreendedores”, disse o presidente da FAEP. Na presidência do Conselho, Meneguette impulsionou a criação de canais digitais, como estratégia de atendimento focada em ambiente de negócios, educação empreendedora, gestão empresarial, inovação, liderança e startups. Com isso, o Sebrae pode ajudar a simplificar processos e gestão no Estado.

Novo presidente

O novo presidente do CDE do Sebrae-PR, atualmente, preside a Fecomércio-PR, além de assumir o posto de vice-governador do Paraná a partir de 2019. Darci Piana pretende se reunir com a diretoria executiva para definir metas e um plano de trabalho, mas adiantou que a intenção é trabalhar de forma conjunta com outras instituições que atuam para o desenvolvimento do Estado.
“Conheço a atuação e a história do Sebrae. Agora, vou trabalhar junto às demais entidades do CDE para ajudar as micro e pequenas empresas a se desenvolver e, com isso, apoiar o crescimento do Paraná. Recebemos a gestão do presidente Ágide [Meneguette], um líder e amigo na luta pelo setor produtivo paranaense, o que também ajuda nesta transição”, declarou.

“Tenho a certeza de que ele [Piana] fará um excelente trabalho e podemos já projetar uma maior participação do Sebrae em projetos de desenvolvimento do Estado. Isso é importante que porque é uma casa apartidária, que tem competência e está aqui para defender o interesse de toda sociedade”, pontuou Meneguette. Além de Piana, também foram eleitos os integrantes da diretoria executiva do Sebrae-PR. Vitor Roberto Tioqueta permanece como diretor-superintendente; Julio Cezar Agostini como diretor de Operações; e José Gava Neto como diretor de Administração e Finanças. Foram eleitos, ainda, os membros do Conselho Fiscal, entre os quais, Nilson Hanke Camargo, representando a FAEP.

Homenagem a João Luiz Biscaia

O Conselho Deliberativo, diretoria executiva e funcionários do Sebrae-PR realizaram uma homenagem póstuma, no dia 10 de novembro, ao ex-conselheiro João Luiz Rodrigues Biscaia, que por 23 anos ocupou uma cadeira no CDE da entidade, como representante da FAEP, onde foi diretor-financeiro por 33 anos. A homenagem e reconhecimento pelo trabalho realizado em mais duas décadas como membro do CDE e presidente do Conselho Fiscal foi entregue a viúva, Ilza Biscaia, que recebeu a placa juntamente com familiares. Integrantes das entidades que compõem o CDE fizeram questão de destacar o exemplo de profissional e liderança que Biscaia deixou. João Luiz Biscaia faleceu em 18 de novembro deste ano.

G7, governo do Paraná e Itaipu fecham parcerias com o Paraguai

Na mesma ocasião da passagem do comando do Sebrae, um acordo de cooperação técnica entre a entidade e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) foi assinado, durante reunião do G7 (grupo formado por sete entidades que representam as forças produtivas do Paraná). O encontro realizado na Itaipu Binacional, em Curitiba, contou com a participação do governador eleito, Carlos Massa Junior, e do diretor-geral paraguaio de Itaipu, José Alberto Alderete Rodríguez.

A parceria tem por objetivo tirar do papel o projeto “Políticas públicas e fiscais para a melhoria do ambiente político e empresarial do Estado do Paraná”, que prevê ações e programas de desenvolvimento específicos nos 24 territórios paranaenses, ao longo dos próximos quatro anos, com apoio financeiro de Itaipu.

“Este é um momento muito feliz porque temos uma oportunidade ímpar para iniciar uma grande integração com o Paraguai, nos setores de agroindústria e infraestrutura”, ressaltou o presidente da FAEP, Ágide Meneguette. “É importante dividirmos a responsabilidade pela busca de soluções, aproveitando a experiência das entidades, com o intuito de fortalecer os arranjos produtivos locais e o desenvolvimento do Estado”, declarou o governador eleito.

Além disso, a convergência de esforços deve viabilizar outros projetos importantes, como a construção de duas novas pontes entre Brasil e Paraguai, financiadas pela Itaipu. A expectativa é de que as obras sejam anunciadas oficialmente ainda neste mês. As novas ligações devem impulsionar ainda mais o negócio entre os dois países. Entre 2002 e 2013, o fluxo de comércio bilateral saltou de US$ 942 milhões para US$ 4 bilhões, segundo os dados do Ministério de Relações Exteriores.

Leia mais matérias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio