Sistema FAEP/SENAR-PR

MAPA estima crescimento de 21% na safra dos principais grãos no Brasil

Uma estimativa divulgada no relatório sobre projeções para o agronegócio elaborado pela assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura aponta que a safra de grãos das cinco principais culturas – soja, milho, trigo, arroz e feijão – deverá crescer 21,1% nos próximos dez anos. Assim, o volume passaria dos atuais 153,3 milhões de toneladas para 185,6 milhões de toneladas.

A expansão da produtividade é o principal responsável por esse aumento na produção agrícola, sendo que, neste período de 2011 a 2022, 9% da área será maior. A expectativa é que a área cultivada com lavouras, incluindo as perenes e anuais, passe dos atuais 64,9 milhões de hectares para 71,9 milhões de hectare em 2022. Segundo o estudo a expansão de área estará concentrada no cultivo da soja, que deve aumentar 4,7 milhões de hectares, e na cana-de-açúcar, com mais 1,9 milhão de hectares.

Dentro desta previsão, os técnicos avaliam que a expansão de área de soja e cana-de-açúcar deverá ocorrer pela incorporação de áreas novas e também pela substituição de outras lavouras que deverão perder terreno. O estudo projeta que nos próximos anos as lavouras de milho devem ter uma expansão de área por volta de 600 mil hectares, enquanto as demais se mantêm praticamente inalteradas ou perdem área, como o arroz, mandioca, trigo e feijão.

As projeções indicam que Mato Grosso deve continuar liderando a expansão da produção de soja e milho, com aumentos previstos superiores a 20% nos próximos dez anos. A área cultivada na região do Matopiba, que engloba parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deve crescer 16,4% e atingir 7,7 milhões de hectares, enquanto a produção deve aumentar 27,8% para 19,921 milhões de toneladas em 2022.

Fonte: Notícias Agrícolas

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio