Sistema FAEP/SENAR-PR
Mapa espera publicar normativa sobre refúgio até 10 de outubro

Mapa espera publicar normativa sobre refúgio até 10 de outubro

O ministro da Agricultura, Neri Geller espera publicar a portaria que regulamenta o refúgio até o dia 10 de outubro

Diante do anúncio da criação de um grupo de trabalho para a normativa que delimita a área de refúgio para as culturas de soja, milho e algodão que adotam a tecnologia Bt, o ministro da Agricultura, Neri Geller, falou com exclusividade para o Soja Brasil que espera publicar a portaria que regulamenta o refúgio até o dia 10 de outubro, para garantir que ele já seja praticado nesta safra.

• Momento Soja: Adoção de refúgio sanitário

Nessa terça, dia 17, Geller se reuniu com dirigentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) para definir os próximos passos. O ministrou comentou sobre este grupo de trabalho e afirmou que os membros serão nomeados na próxima quarta, dia 24.

– Nós estamos organizados, fechamos agora a criação de um grupo de estudos, que será nomeado na próxima semana, dia 24. Queremos chegar o mais próximo do consenso, caso não chegue a este consenso, como desejamos, vamos seguir a orientação técnica – explicou Neri Geller.

• Adoção de refúgio é essencial para quem cultiva a soja Bt

A área de refúgio é um percentual que o produtor utiliza sementes convencionais, o que garante que as pragas não criarão resistência à tecnologia Bt (plantas geneticamente modificadas que contém toxinas fatais para as pragas).

Atualmente não há um padrão técnico no país, há recomendações que pedem 20% da área como refúgio, mas não existe nenhuma regulamentação a respeito.

 
Fonte: Clic Hoje – Sorriso/MT – 19/09/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio