Sistema FAEP/SENAR-PR

Mapa divulga zoneamento para o feijão no Paraná

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) editou a portaria nº 106, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14), e divulgou o zoneamento agrícola para a cultura de feijão 1º safra (2011-2012) no Paraná. O coordenador do Zoneamento Agrícola do Mapa, Gustavo Bracale, destaca que o cultivo do feijão é realizado no Estado em três safras, sendo a primeira denominada "safra das águas", a segunda "safra da seca" e a terceira "safra de outono/inverno".

A primeira safra brasileira, normalmente cultivada no segundo semestre do ano, é responsável por quase 50% da produção total do país. Na safra 2010/2011, foram cultivados no Paraná 342,3 mil hectares de feijão (1ª safra) com uma produção de 535,7 mil toneladas, conforme dados do levantamento da CONAB de abril de 2011.

A cultura não tolera geada em nenhuma fase de seu ciclo de desenvolvimento. É sensível ao calor excessivo em qualquer estádio de desenvolvimento, sendo que os maiores prejuízos ocorrem no estádio de desenvolvimento reprodutivo, quando temperaturas variando entre 30ºC e 40ºC podem ocasionar abortamento de flores e dos botões florais.

Com o zoneamento agrícola, o objetivo é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura, com menor risco climático, para o cultivo do feijão 1ª safra no Paraná. Para isso, foi realizado o balanço hídrico da cultura, para períodos decendiais de semeadura e determinados os valores do Índice de Satisfação das Necessidades de Água (ISNA).

Comparando com o ano anterior, variedade Iapar-PR 139 deixou de ser recomendada, ao passo que passaram a ser recomendadas asseguintes variedades:

Instituto AGRONô MICO -IAC :IAC Harmonia; IAC Diplomata: IAC Formoso

Embrapa:BRSNotável; BRS AMETISTA

Iapar: iPR Tuiuiu

Confira a portaria nº 106 http://www.faep.com.br/service/home/~/feij%C3%A3o%20za.pdf?auth=co&loc=pt_BR&id=4773&part=2

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio