Sistema FAEP/SENAR-PR

MAPA confirma cancelamento de leilões de trigo

O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette,  encaminhou nesta segunda-feira, dia 24, ao ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um pedido de imediato cancelamento de leilões de trigo. A Conab editou os Avisos 345, 346 e 347 de venda de trigo em grãos para suprimento ao mercado interno com leilão previsto para 26/9/12.

Os produtores vinham relatando a FAEP que a medida travou a comercialização do cereal no Paraná e os compradores se retiraram do mercado. Os leilões poderiam também pressionar negativamente os preços recebidos pelos produtores. Tendo em vista que 41% do trigo paranaense foi colhido e apenas 8% comercializado, conforme dados da Seab, seria "inoportuno nesse momento que o governo federal venda seus estoques, prejudicando os produtores rurais do Paraná e do Rio Grande do Sul, os quais já iniciaram a colheita, sendo que os dois estados representam 90% da produção nacional", mostrava o documento enviado ao governo federal.

Diante desse cenário, o MAPA confirmou o cancelamento desses leilões, atendendo pedido da presidência do Sistema FAEP.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio