Sistema FAEP/SENAR-PR

Manual reúne informações dos recursos naturais do Paraná

Publicação com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR traz dados dos principais solos, relevos e condições climáticas das regiões do Estado

Informações e resultados de pesquisas de conservação de solo e água, para subsidiar os técnicos de extensão rural no manejo e nos projetos na área, em um mesmo lugar. Com esse propósito foi lançado o “Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná”, durante a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, que aconteceu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A publicação é resultado de uma demanda do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), e conta com o apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Organizado pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência e Solo (Nepar-SBCS), a produção do manual envolveu 72 profissionais, entre professores, pesquisadores e extensionistas de 16 instituições paranaenses, como universidades estaduais e federais, institutos de pesquisa, secretarias de Estado e serviço de extensão rural.

O material é voltado para a realidade do Paraná, com os principais solos, relevos e condições climáticas encontrados nas regiões. Além disso, também apresenta os principais problemas dos recursos naturais do Estado, em decorrência do uso e manejo inadequado dos solos e da água, e os danos econômicos e ambientais.

“O manual foi concebido dentro do entendimento que, para fazer um bom manejo e conservação do solo e da água e controle da erosão, é importante combinar uma série de tecnologias, como sistema de plantio direito, adequação de estradas, rotação de culturas, adubação verde, manejo florestal, tudo de forma integrada”, explica o engenheiro agrônomo Oromar João Bertol, que até o momento da publicação ocupava o cargo de diretor do Nepar-SBCS.

Além de destinado aos técnicos e profissionais da área, o manual será utilizado para a formação de estudantes de nível médio e/ou superior e em capacitações, por meio do Prosolo e Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, e cursos ofertados pelo SENAR-PR, como “Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas”.

Segundo Bertol, o material está atualizado em termos de tecnologia e será fundamental para a prestação de serviços aos agricultores. “Foram reunidos documentos, obras, trabalhos científicos, além da experiência dos profissionais. O apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR foi muito importante para o material ser disponibilizado e fundamental para viabilizar a publicação. É um instrumento para dar suporte aos profissionais e desenvolver uma agricultura sustentável no Paraná”, afirma.

Para o engenheiro agrônomo da FAEP e secretário executivo do Prosolo, Werner Hermann Meyer Junior, o fato do manual não trazer tabelas prontas para análise de solo permite a elaboração conforme cada região do Estado. “O objetivo é estimular a interpretação e compreensão por parte dos técnicos e outros profissionais que tiverem acesso ao manual. As tabelas prontas são mais fáceis, mas são genéricas e, portanto, mais limitantes”, observa. Ainda, a compilação de informações sobre manejo e conservação de solo e água em uma única obra irá facilitar o acesso por parte dos profissionais da área. “Os técnicos, muitas vezes, têm dificuldades de buscar informação em diferentes locais. Com esse manual, eles poderão ter acesso a um conteúdo completo com muito mais praticidade”, complementa Meyer.

Serviço

Interessados podem adquirir o “Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná” no site da Sociedade Brasileira de Ciência e Solo (www.sbcs.org.br/loja) ou no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Rua dos Funcionários, 1540. O preço sugerido é de R$ 65.

Leia mais matérias no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio