Sistema FAEP/SENAR-PR

Macrocenário domina o mercado de commodities agrícolas na semana

A expectativa é que o próximo relatório do USDA na semana que vem deverá trazer melhor direcionamento ao mercado de grãos

As operações esta semana têm tido um foco macroeconômico. A direção de cotações de petróleo e do dólar têm tido muito mais influência no fluxo de capital no mercado de commodities agrícolas do que fundamentos próprios de soja, milho e trigo. Fundamentos apontam para preços menores das três commodities, com o trigo sendo o contrato que mais se aproxima de um “piso” no momento.

As cotações de commodities agrícolas esboçaram reação durante o mercado noturno; soja se aproximou da área de $9,90, milho de $3,90 e trigo de $5,35. Mas o anúncio de dados do mercado de trabalho bem melhores do que esperado pelo mercado fez o dólar disparar esta manhã, o que por sua vez trouxe forte volume de venda para o piso do CBOT. Veja no gráfico abaixo como a alta do dólar (parte de cima) trouxe forte realização no mercado de soja (parte de baixo do gráfico).

Milho, Trigo e o complexo soja operam agora longe das altas registradas no mercado noturno, com soja operando próximo às baixas do dia.

A economia Norte Americana continua surpreendendo até os mais otimistas e pelo que tudo indica, pelo menos no médio prazo, o crescimento deve continuar. A economia cresce mas a inflação ainda se encontra à níveis historicamente baixos. O dólar deve continuar forte em 2015, mas o timing de um possível aumento das taxas de juros aqui nos EUA ainda é bastante debatido. Nós acreditamos que o FED esteja muito mais focado nos níveis de inflação/deflação, do que necessariamente no nível de crescimento da economia. Não vemos necessidade para qualquer aumento mais agressivo das taxas de juros nos EUA até que o país dê indícios de crescimento na inflação.

Semana que vem teremos o relatório do USDA na terça-feira, que deverá trazer melhor direcionamento ao mercado de grãos.

Fonte: Globo Rural

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio