Sistema FAEP/SENAR-PR

Live sobre liderança marca retomada do Programa de Sustentabilidade Sindical da FAEP

Transmissão ao vivo com o especialista em agronegócio, José Luiz Tejon, vai debater a importância da representatividade no campo

A nova realidade do agronegócio realçou a importância dos sindicatos rurais como representantes do setor agropecuário. Essa é a avaliação do professor, palestrante e especialista em agronegócio, José Luiz Tejon, que fará uma apresentação sobre liderança rural em um evento virtual, promovido pela FAEP, no dia 15 de abril, às 16 horas. Ainda, a live vai contar com o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, a coordenadora da Comissão de Mulheres da FAEP, Lisiane Czech, o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves, e o coordenador do Departamento Sindical da FAEP, João Lázaro.

Para Tejon, as transformações ocorridas no agro fizeram com que os produtores rurais passassem a se preocupar, além da produção da porteira para dentro, com os elos da cadeia do lado de fora. Em razão disso, os agropecuaristas tiveram que se familiarizar a conceitos modernos – como rastreabilidade e agricultura digital –, além de adotarem procedimentos próprios de grandes empresas, como mecanismos de controle e gestão, e o estabelecimento de padrões.

“Esse movimento exige que o sindicato seja o grande negociador de valor dessa cadeia produtiva. Os sindicatos têm uma importância estratégica como líderes e representantes das famílias rurais”, diz Tejon.

Nesse sentido, ganham ainda mais relevância os líderes rurais. Em sua apresentação, Tejon vai detalhar as características que devem ter aqueles que querem estar à frente do setor rural, como a articulação e a abertura.

“O líder tem que ter o poder do incômodo. Tem que saber incomodar e estar aberto ao incômodo, conversar com os diferentes e, por meio disso, conquistar almas. A pior besteira é querer eliminar o diálogo com o rebelde”, aponta.

O especialista aponta, ainda, que os homens do campo não podem ser vistos apenas como produtores de commodities, mas como profissionais responsáveis por garantir a saúde dos cidadãos. “São pessoas que garantem a saúde do meio ambiente, a saúde do solo, a saúde das plantas, o bem-estar animal e a saúde da população”, diz.

Sustentabilidade Sindical

A live promovida pela FAEP marca a retomada do Programa de Sustentabilidade Sindical, lançado em 2018. O objetivo é que os sindicatos rurais possam deflagrar ações que garantam sua autonomia, de modo que continuem a representar e a defender os produtores rurais.

Para isso, em parceria com o Sebrae-PR, o Sistema FAEP/SENAR-PR disponibiliza duas capacitações, sendo uma no modelo híbrido (online e presencial).

O curso Liderança Rural tem o objetivo de potencializar a capacidade de influência dos líderes do setor, visando a transformação e a sustentabilidade dos sindicatos rurais. No formato remoto, a capacitação pode ser realizada integralmente online com turmas formadas por participantes de todo o Estado. A formação é composta de quatro encontros a distância, nos quais o participante vai desenvolver habilidades, como comunicação, relacionamentos e capacidade de trabalhar em equipe. O curso prepara os alunos a interpretarem o próprio perfil e como utilizar a liderança no desenvolvimento da realidade na qual estão inseridos. No formato presencial do curso de Liderança Rural, a partir de maio, os sindicatos rurais podem formar turmas com participantes do município e extensões de base para os dois encontros, no total de 24 horas. As inscrições podem ser feitas no site do Sistema FAEP/SENAR-PR (www.sistemafaep.org.br), no banner do curso.

Confira o vídeo do curso aqui

O workshop Agro PRO é um encontro dinâmico presencial, com o objetivo de demonstrar a importância da representatividade para o produtor rural. Com carga horária de quatro horas, a capacitação é dividida em três momentos: Conhecimento, usando a metodologia de Gameficação; Interação, usando a metodologia de World Café; e ações do sindicato. Interessados em participar do workshop Agro PRO podem entrar em contato com o Departamento Sindical da FAEP, no telefone (41) 2169-7963, ou procurar o sindicato rural do município.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio