Sistema FAEP/SENAR-PR

Lideranças do setor avícola se encontram com o governador do Paraná

O presidente do Sindiavipar – Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná, Domingos Martins, o presidente executivo da Ubabef ? União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra, e empresários do setor avícola paranaense se reuniram na tarde desta terça-feira (09) com o governador do Paraná, Beto Richa, e com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, no Palácio do Iguaçu.

As autoridades paranaenses foram formalmente convidados a participar do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), maior feira do setor avícola brasileiro, que será realizado em agosto, em São Paulo. "Entendemos a importância desse setor na economia paranaense, principalmente na geração de empregos e renda. Estarei com certeza nesse evento", disse o governador.

O governador conversou com os representantes do segmento sobre o desenvolvimento da avicultura no Brasil e as perspectivas do setor para os próximos anos. O governador afirmou que a prevenção e o controle sanitário é uma das prioridades entre as ações com relação à avicultura no Paraná que hoje é responsável por 30% das exportações brasileiras e abate de cerca de cinco milhões de cabeças/ dia.  ?O Paraná é o maior exportador em volume de carne de frango, só em maio o faturamento com os embarques chegou a R$ 200 milhões.?, ressaltou o presidente do Sindiavipar.

Sanidade

O secretario de agricultura também destacou o controle sanitário realizado no estado. Segundo Ortigara, a Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná foi criada justamente para manter e aperfeiçoar a qualidade do produto paranaense e assim, alcançar os melhores mercados do mundo. "Temos que demonstrar para o mundo que aqui no Paraná temos controle sanitário, que não apresentamos nenhum risco, que cumprimos protocolos estabelecidos pelos consumidores mais exigentes", explica.

Segundo Turra, a América do Sul é referência em sanidade avícola no mundo e, por esse motivo, a avicultura brasileira não para de crescer e conquistar novos mercados. O diretor da Ubabef comentou que o México, que está sofrendo com a gripe aviária, e a Malásia serão os novos grandes mercados para o produto. Os mexicanos, inclusive, já estiveram no país para conhecer as plantas brasileiras. "Temos uma produção saudável e livre de doenças. Precisamos mostrar que temos condições de ampliar nossos mercados", disse ele.

SIAV 2013

A 23° edição do Salão Internacional da Avicultura (SIAV será composta pelo 23° Congresso Brasileiro de Avicultura, feira de exposição e pelo Projeto Produtor. O evento ocorre entre dias 27 a 29 de agosto, em São Paulo. Mais de 60 palestrantes, aproximadamente 40% deles especialistas internacionais, vão tratar de questões conjunturais e técnicas relacionadas à avicultura mundial.

Com o tema ‘Valor Agregado: Novos Caminhos para a Inovação Avícola’, o congresso vai reunir autoridades nacionais e internacionais e viabilizará a discussão de formas para ampliar as estratégias em prol da ampliação da rentabilidade do setor, com o emprego da inovação empresarial e da tecnologia no campo e nas linhas de produção.

Sobre o Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 43 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional, referência em sanidade avícola e responde por mais de 25% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 130 países em todo o mundo. Mais informações: www.sindiavipar.com.br.

ParanaShop

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio