Sistema FAEP/SENAR-PR

Liberada importação de variedades genéticas de milho dos EUA

Processos se referem às empresas Monsanto e Syngenta

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a importação, pelo Brasil, de novas variedades de milho transgênico dos Estados Unidos, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (6), em Brasília. Os processos se referem a variedades de milho da Monsanto e da Syngenta, que já haviam sido avaliadas pelas subcomissões setoriais e, posteriormente, por conselheiros integrantes do Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pediram vista para melhor análise.

O milho transgênico é visto como alternativa para reequilibrar a oferta do produto, fundamental para o setor de proteína animal (aves, suínos e bovinos). De acordo com o setor, os desequilíbrios climáticos no país levaram, recentemente, a uma escassez do cereal (usado como ração) e, em consequência, ao aumento do preço da proteína animal, o que influenciou na inflação.
A Associação de Proteína Animal (ABPA) afirma que, com a aprovação, será possível normalizar o abastecimento da indústria de proteínas até a entrada da próxima safra brasileira do grão. Segundo o presidente da ABPA, Francisco Turra, o milho norte-americano deve chegar ao Brasil ainda este mês. “Há empresas com contratos fechados que estavam apenas esperando bater o martelo”, disse.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio