Sistema FAEP/SENAR-PR

Leite fecha fevereiro em alta

Apesar de previsão de queda no preço em março, valores devem seguir entre os três melhores desde 2014

Os preços do leite em fevereiro fecharam em alta de 2,2% em relação a janeiro, apontaram números apresentados na reunião do Conseleite, dia 19 de março, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba. O resultado concretiza três meses seguidos de alta na cotação (dezembro de 2018 e janeiro e fevereiro de 2019), como um reflexo do cenário positivo vivido no período na cadeia dos lácteos. Nos dois primeiros meses do ano, os resultados só não foram melhores que os registrados em 2017, considerando os últimos seis anos.

O movimento de alta, no entanto, dá sinais de que deve se reverter ao longo de março. Já na segunda quinzena de fevereiro, e nos primeiros dez dias do terceiro mês do ano, os dados das empresas participantes do Conseleite apontam uma tendência de reversão no cenário. A previsão é que o preço em março feche em queda na casa dos 2,5% em relação a fevereiro. Caso esse resultado se concretize, ainda assim a cotação o leite terá a terceira melhor desde 2014.

“Já discutimos aqui que o preço do leite spot teve um aumento e houve também um início de recuperação do leite UHT. A recuperação se intensificou porque eles estavam com preços deprimidos no fim do ano passado, movimento que se generalizou e pegou outros produtos. Esse movimento começou a se reverter na segunda quinzena de fevereiro, de forma que vai terminar em queda no mês de março”, avalia José Roberto Canziani, professor do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A professora Vania Di Addario Guimarães, também da UFPR, aponta que o mercado passa por um momento no qual as coisas devem se reassentar. “Não estamos em um momento de equilíbrio, os preços relativos tendem a mudar. Possivelmente, o UHT venha a recuperar valor nos próximos meses, porque essa é a tendência do primeiro semestre. Se não acontecer, teremos algo muito diferente acontecendo no mercado, o que teremos que observar nos próximos meses”, prevê.

As resoluções completas com todos os preços estão disponíveis no site do Conseleite-PR.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio