Sistema FAEP/SENAR-PR

Lavouras de soja do Paraná têm a maior produtividade do Brasil

Santa Catarina e Minas Gerais completam o ranking dos três maiores produtores do país

O Paraná será um dos maiores produtores de soja do Brasil neste ano. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado deve liderar o rendimento neste ano, com 3.456 quilos por hectare, contra 3.087 quilos em 2016, depois de ficar na sexta colocação no ranking da soja em 2016, por conta da quebra da safra. Santa Catarina, com 3.431 quilos por hectare, e Minas Gerais, com 3.206 kg/ha, completam o ranking dos três maiores produtores. A média brasileira é estimada em 3.126 quilos por hectare.

Na última safra, o Paraná foi afetado pelo clima ruim, com perca de 2 milhões de toneladas de soja, lembra o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Francisco Simioni. “Esse ano as perspectivas são muito boas, com uma previsão de aumento de 10% na produtividade da soja. A colheita está em fase inicial, principalmente nas regiões Norte e Oeste, e o clima tem ajudado”, diz.

Milho

Após ficar em segundo lugar no ranking do milho da primeira safra em 2016, com 7.990 quilos por hectare, o Paraná também volta ao topo nessa temporada, com um rendimento estimado pelo IBGE de 8.768 quilos por hectare. O Estado está à frente do Mato Grosso do Sul (8.500), que no ano passado havia assumido a liderança, do Distrito Federal (8.249) e de Santa Catarina (7.718). A previsão é de uma produção de 4,3 milhões de toneladas no Paraná, 30% acima do ano anterior.

Ao todo, o Paraná deve colher, de acordo com a projeção do IBGE, 23,3 milhões de toneladas na safra de verão, 13,4% mais do que a anterior (20,5 milhões de toneladas).

Fonte: Universoagro

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio