Sistema FAEP/SENAR-PR

La Niña intenso coloca milho safrinha em risco

A influência do fenômeno, as perspectivas para a próxima safra e soluções para a cultura do trigo no Paraná foram debatidas durante a reunião da Comissão de Cereais da FAEP

Desde o início de novembro, vivemos sob a influência do fenômeno climático La Niña, que vem provocando tempo mais seco para as lavouras paranaenses. “Devemos ter uma boa safra de soja. O grande risco é a cultura que vem na sequência, como o milho safrinha, que vai pegar um La Niña intenso”, a afirmação é do coordenador estadual de grãos da Emater, Nelson Harger, que apresentou a palestra “Tendências climáticas para a safra 2017/18” durante reunião da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP, realizada em Curitiba, no dia 13 de novembro.

Na ocasião, Harger destacou a necessidade de os produtores rurais buscarem informações climáticas constantemente para planejar suas atividades. “No cenário atual, não é concebível você ser surpreendido pelo que vai acontecer com o clima nos próximos 15 dias”, disse.

Durante o encontro, os participantes relataram como está o andamento das lavouras em suas respectivas regiões. Os dados vão ajudar a formar um quadro geral da produção de grãos no Paraná. A situação do trigo colhido recentemente preocupa vários produtores, que relataram uma safra com baixa qualidade.

Leia mais aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio