Sistema FAEP/SENAR-PR

Jornada destaca benefícios do pastejo em área de soja

Evento promovido pelo Iapar e Emater, com apoio da FAEP, reuniu cerca de 1,3 mil pessoas em Santa Tereza do Oeste

O pastejo em forrageiras no inverno proporciona um incremento de até 15% no rendimento da soja em comparação com áreas não pastejadas. Esse e outros resultados foram apresentados durante a IV Jornada Tecnológica no Campo “Integração Lavoura e Pecuária”, que ocorreu na última semana de agosto, em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Estado. O evento foi promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Polo Regional de Pesquisa Oeste, e pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com apoio da FAEP. Na ocasião, a Jornada ainda contou com a visita técnica dos participantes do I Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

“A integração da lavoura com pecuária torna a propriedade menos vulnerável em casos de quedas de preços das commodities, de produção por adversidades climáticas, melhora o solo pela ciclagem de nutrientes pelas fezes e urina bovina, além de maximizar o uso da terra ao longo do ano, gerando mais empregos e renda”, destaca o pesquisador do Iapar Elir de Oliveira. Esse sistema
faz parte das premissas do Programa Pecuária Moderna, que trabalha, desde 2015, para revitalizar e modernizar a pecuária no Paraná.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio