Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 22/09/2017 - 13h20
Postado em Destaques, Viagem Técnica

22/09/2017 13h20 - Postado em Destaques, Viagem Técnica

Itália estimula crescimento do setor de bioenergia

Produtores e técnicos de instituições parceiras e do Sistema FAEP/SENAR-PR percorrem Europa para conhecer alternativas energéticas

A Itália é o segundo maior produtor mundial de energia renovável e apresenta uma realidade muito distinta do que ocorre na Alemanha e na Áustria em relação ao setor. Enquanto outros países europeus estão reduzindo significativamente os incentivos financeiros aos produtores de bioenergia, a Itália tem mantido o subsídio às usinas instaladas, buscando estimular o crescimento do setor. Nos últimos seis anos, o governo italiano investiu 4,5 bilhões de euros em 1.555 plantas.

Os três países são referências no uso e produção de energias renováveis e foram visitados pela delegação paranaense, que fez parte da viagem técnica organizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A Europa buscou alternativas pela necessidade de segurança e eficiência energética e questões ambientais, oferecendo subsídios para atrair os produtores rurais e estimular a produção de bioenergia. Na Itália, a característica observada pelo terceiro grupo de produtores e técnicos foi de diversificação da propriedade, direcionando parte dos recursos para a produção de alimentos e parte para a geração de energia.

Leia mais sobre a viagem técnica pela Europa aqui.

Leia artigo sobre o tema aqui.

Título da Postagem: Itália estimula crescimento do setor de bioenergia

imprensa@faep.com.br