Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 27/11/2012 - 12h00
Postado em Notícias

27/11/2012 12h00 - Postado em Notícias

Irati tem a 34ª Festa do Pêssego a partir de sexta

A 34ª Festa do Pêssego acontece de sexta-feira a domingo, no Parque Aquático Santa Terezinha, em Irati. A expectativa é que a comercialização seja recorde este ano, por conta de uma das melhores safras do fruto na cidade nos últimos anos.  A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento calcula uma produção em torno de 235 […]

A 34ª Festa do Pêssego acontece de sexta-feira a domingo, no Parque Aquático Santa Terezinha, em Irati. A expectativa é que a comercialização seja recorde este ano, por conta de uma das melhores safras do fruto na cidade nos últimos anos. 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento calcula uma produção em torno de 235 toneladas de um produto de excelente qualidade, das quais em torno de 10 a 15 toneladas serão direcionadas exclusivamente para os dias da festa.

O secretário municipal de agricultura, Estanislau Fillus comenta que este ano serão 16 fruticultores comercializando diversas variedades do pêssego in natura e também na forma de sucos, doces e geleias.

"A produção este ano será um marco, motivo para comemorar, pois é uma forma de compensação aos produtores da quebra ocorrida no ano passado por causa da geada fora de época, e função do fenômeno, a produção em 2011 ficou aquém das 150 toneladas.

O engenheiro agrônomo Antonio Sidnei Martins, responsável pelo setor de fruticultura municipal, comenta que "as variedades mais produzidas na safra deste ano em Irati são a Chimarrita, Iragil e Chiripá, mas até o dia da festa serão oferecidas além da Chimarrita, também as variedades Coral, Ouro, Charme e Esmeralda". Martins comenta que o clima ameno tem favorecido a maturação lenta da fruta, que aumenta a qualidade.

A Feira dos Sabores que chega à sua 11ª edição terá 18 expositores que irão oferecer aos visitantes uma grande variedade de produtos como conservas, polpas congeladas, cerveja caseira, geléias, doces, embutidos, queijos, doces artesanais e panificação. Há também espaço para o artesanato local e regional.

Diário dos Campos

imprensa@faep.com.br