Sistema FAEP/SENAR-PR

Investimentos e diálogo garantem novo momento à agricultura do PR

Richa afirmou que o governo dá atenção especial ao agronegócio, porque o setor fortalece a economia e alavanca o desenvolvimento do Estado

CARO governador Beto Richa afirmou ontem, ao participar da abertura da 42ª Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá 2014, no Noroeste do Estado, que a agricultura do Paraná vive um novo momento, com investimentos que beneficiam diretamente os produtores e também em infraestrutura, que se refletem no setor. “O governo estadual tem diálogo com as entidades que representam o setor, e um exemplo concreto foi a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que atua para melhorar a qualidade dos produtos paranaenses”, disse o governador.

“Com a sanidade vegetal e animal, abrimos novos mercados, como por exemplo o da Rússia, que é exigente, rigoroso e paga bem. Já temos dois frigoríficos exportando e outros cinco em fase de habilitação”, afirmou o governador. “Estamos em constante diálogo com produtores e entidades rurais, ouvindo quem mais entende do assunto para avançar em passos largos no desenvolvimento rural do Estado”, disse, ao lado do prefeito de Maringá, Roberto Pupin; do presidente da Sociedade Rural, Wilson de Matos Silva Filho; do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, de prefeitos da região e lideranças do setor agropecuário.

Richa afirmou que o governo dá atenção especial ao agronegócio, porque o setor fortalece a economia e alavanca o desenvolvimento do Estado. “Em 2013, o crescimento sólido do agronegócio foi fundamental para o crescimento do Produto Interno Bruto paranaense, que foi mais que o dobro do nacional”, disse o governador.

Entre as ações do Governo Estadual, o governador ressaltou o apoio aos produtores, com a entrega de calcário para aumentar a produtividade das pequenas propriedades, e as medidas para melhorar as condições das estradas rurais, como o repasse de óleo diesel e a entrega de Patrulhas do Campo. “Já temos mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais readequadas”, disse ele.

Os investimentos no Porto de Paranaguá proporcionam recordes sucessivos na exportação, passando de 41 milhões de toneladas, em 2011, para 46 milhões de toneladas movimentadas em 2013. “Um porto eficiente e moderno representa redução de custo de produção”, afirmou.

Fonte: Diário dos Campos Gerais – 13/05/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio