Sistema FAEP/SENAR-PR

Instrutores de projetos vencedores do PER 2018 comemoram sucesso de alunos

Professores do SENAR-PR compartilham sentimento de ouvir o nome de participantes de suas turmas como vencedores e deixam recado para candidatos às próximas edições do PER

Durante o Encontro de Empreendedores e Líderes Rurais, logo depois do intervalo para o almoço, um mar de expectativas se formou em frente ao palco. Mais de 5 mil pessoas aguardavam o anúncio dos três grandes vencedores do Concurso 2018 do Programa Empreendedor Rural (PER). Em meio à multidão, os participantes formavam pequenos grupos de suas caravanas vindas de diversos lugares do Paraná. E além dos alunos, nessas aglomerações estavam também aqueles que são fundamentais para estimular a aprendizagem e levar o empreendedorismo ao campo paranaense: os instrutores.

Luiz Antonio Tiradentes, instrutor da turma do PER em Céu Azul, de onde saiu o 1º lugar do Concurso 2018, contou que receber o prêmio foi uma grande satisfação. “Mas mais do que isso, essa premiação, a conquista dos participantes, foi mérito deles. A orientação que eu dou para todos é praticamente a mesma. Houve um empenho diferenciado deles, no sentido de detalharem os projetos, de realmente se dedicarem”, pontua. “Eu sempre digo que quando as pessoas estão em grupo, acontece uma mágica. Tem conhecimentos, pensamentos e ideias que só ocorrem quando nos reunimos”, completa.

Instrutor da turma do PER de Guarapuava, origem do projeto que ficou com o 2º lugar, Josias Schulze também destacou o empenho dos participantes. “Quando é anunciado um aluno seu entre os melhores projetos, leva um tempo até cair a ficha. É um sentimento de reconhecimento, percebemos o quanto cada participante se esforçou, se dedicou na elaboração do seu projeto”, descreve. “O sentimento maior é de gratidão, pelo reconhecimento, a comprovação do bom trabalho realizado”, resume.

Michele Carla Roco Piffer, instrutora da turma do PER de Rondon, cidade que sedia o trabalho premiado com o 3º lugar, compartilha que foi o terceiro ano consecutivo que alunos dela chegaram entre os finalistas. “É uma emoção bacana. O coração acelera, apesar de esse não ser o foco principal do meu trabalho. Eu fico muito feliz, pelo empreendedorismo que está entrando na família e na vida dos participantes”, orgulha–se. “Se o produtor realmente quiser continuar produzindo com qualidade e, mais do que isso, com qualidade de gestão, ele precisa buscar conhecimento”, complementa.

Aos futuros alunos

Os três instrutores deixaram uma mensagem de incentivo para os produtores rurais que queiram participar das próximas turmas do PER. “Se eu posso dar uma dica é: reservem, invistam um dia da semana e façam esse curso que o resultado vem”, diz Tiradentes. “Não se preocupem com o que você tem na mão, foque no que pode fazer com os recursos que possui. Empreender é pegar aquilo que a gente tem e transformar em algo melhor”, ensina Schulze. “Queiram buscar conhecimento, porque nós enquanto SENAR-PR, FAEP, Sindicatos Rurais, estamos à disposição para atendê-los da melhor forma”, recomenda Michele.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio