Sistema FAEP/SENAR-PR

Instituto responsável pela destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas completa 15 anos

Sistema Campo Limpo bate recorde e se consolida como referência mundial no setor

Ao longo de uma trajetória que completa 15 anos este mês, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) pode se orgulhar de colecionar importantes resultados. Núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), o instituto comemora seu aniversário no momento em que o programa atinge a marca de 400 mil toneladas de embalagens destinadas de forma ambientalmente correta, desde seu início, em 2002, até hoje.

Esse número reflete a consolidação do Sistema que colocou o Brasil na liderança mundial em destinação desse tipo de material ao encaminhar para reciclagem ou incineração 94% das embalagens plásticas primárias utilizadas no país.

Com o objetivo de promover a mobilização de todos os elos da cadeia agrícola e da sociedade brasileira em geral em torno da questão da sustentabilidade, o inpEV promove ações de educação e conscientização. A celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, data oficial do calendário brasileiro instituída para celebrar os resultados do Sistema Campo Limpo, já atingiu mais de 1 milhão de pessoas desde o início das comemorações, em 2005. E o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, criado em 2010 para apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, atingiu 200 mil alunos de 2 mil escolas do país durante o ano de 2016.

O trabalho realizado pelo Sistema evitou que 514 mil toneladas de CO2 equivalente deixassem de ser emitidas na atmosfera e poupou a extração de 1,2 milhão de barris de petróleo, entre 2002 e 2015. Na esfera social, o programa gera 1.500 empregos diretos. “Esses resultados comprovam os importantes benefícios da atuação do instituto e do Sistema, que contribui para a construção de uma agricultura sustentável”, afirma João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Fonte: inpEV – 12/12/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio