Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 29/09/2021 - 14h38
Postado em Destaques, Notícias

29/09/2021 14h38 - Postado em Destaques, Notícias

Inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná terminam dia 4 de outubro

Cafeicultores que quiserem participar da competição podem incluir seus lotes indo a qualquer unidade municipal do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)

A edição 2021 do concurso Café Qualidade Paraná recebe inscrições até o dia 4 de outubro. Na sua 19ª edição, a competição acontece anualmente. O objetivo do evento é valorizar os cafeicultores estaduais e reconhecer a alta qualidade da bebida paranaense. As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).

Nesse ano, uma das novidades do concurso, do qual o Sistema FAEP/SENAR-PR é patrocinador, é a inclusão de uma nova categoria. Antes, os produtores do Paraná tinham à disposição duas modalidades: “café natural” ou “cereja descascado”. Como em 2020 alguns agricultores inscreveram grãos fermentados e houve dificuldade de avaliação, em 2021 foi adicionada uma divisão para esse tipo de produto, a “fermentação induzida”.

É possível aos produtores concorrerem a todas as categorias simultaneamente. Basta ficar atento ao tamanho de lotes. Para “café natural” e “cereja descascado” cada lote deve ter até cinco sacas de 60 quilos. Já para a modalidade “fermentação induzida”, os lotes devem ter entre 15 e 60 quilos. Lembrando que os grãos devem ter peneira 16 ou superior, com menos de 11,5% de umidade e apresentar no máximo 12 defeitos.

A avaliação dos concorrentes é feita, primeiro, no aspecto físico, com base na chamada Classificação Oficial Brasileira (COB). Em seguida são feitas as provas de xícara, que seguem os padrões da metodologia SCA (Specialty Coffee Association), considerando aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço de bebida.

Premiação

Em cada categoria, do primeiro ao terceiro lugar, os finalistas têm garantida a compra de seu lote pela cotação BM&F no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um valor extra de, no mínimo, 50%.  Os vencedores serão conhecidos em uma solenidade que será realizada no fim de novembro (em data ainda a ser definida).

Mais informações sobre o concurso: www.cafequalidadeparana.com.br

Título da Postagem: Inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná terminam dia 4 de outubro

imprensa@faep.com.br