Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 19/08/2014 - 11h19
Postado em Infraestrutura

19/08/2014 11h19 - Postado em Infraestrutura

Infraestrutura terá “voto” da agropecuária

O agronegócio do Paraná entra de vez na campanha eleitoral para governador nesta semana. A Federação da Agricultura (Faep) finaliza documento que resume as reivindicações do setor e vai chamar cada candidato para discussão. O foco é o lado de fora da porteira. Os investimentos em infraestrutura estão entre as prioridades dos três concorrentes mais […]

Porto de ParanaguáO agronegócio do Paraná entra de vez na campanha eleitoral para governador nesta semana. A Federação da Agricultura (Faep) finaliza documento que resume as reivindicações do setor e vai chamar cada candidato para discussão. O foco é o lado de fora da porteira.

Os investimentos em infraestrutura estão entre as prioridades dos três concorrentes mais bem posicionados nas pesquisas BetoRicha (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) , mostram os planos de governo registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e detalhamentos obtidos com exclusividade pelo Agronegócio Gazeta doPovo. Por outro lado, os candidatos preveem ações concretas distintas.

A cobrança do setor produtivo é por projetos de logística: a duplicação de rodovias do Anel de Integração, melhorias em ferrovias e no Porto de Paranaguá. A Faep espera incrementos nos planos de governo, embora não deva apoiar abertamente nenhum partido.

Nas respostas enviadas ao Agronegócio Gazeta do Povo, Richa e Requião defendem projetos de suas gestões e comparam feitos. Já Gleisi tenta apresentar um caminho alternativo, apesar de muitas de suas propostas serem semelhantes às de seus oponentes.

Sobre infraestrutura, o atual governador diz que duplicou 244 quilômetros de estradas e que há projetos para seguir com novas obras (veja quadro com as propostas). Somente na manutenção e recuperação de rodovias foram [investidos] mais de R$ 1 bilhão, atendendo 12 mil quilômetros de estradas, afirma o tucano. Richa diz que pressionou também o governo federal para incluir o projeto da Maracaju-Paranaguá em um plano ferroviário nacional. O projeto está na empresa contratada por eles para implantar o ramal.

Requião quer construir e adequar estradas rurais para melhorar o transporte da produção e da população aos centros urbanos. Tivemos ainda [no meu governo] o Estradas para Liberdade, que recuperou 8 mil quilômetros de estradas sem a cobrança de pedágio, destaca. Sobre ferrovias, o peemedebista quer melhorar o trecho entre Cascavel e Guarapuava, sob gestão estadual. A orientação é reduzir os custos para oferecer tarifas baratas a todos os produtores, defende.

Gleisi pretende criar um Programa de Aceleração doCrescimento (PAC), nos moldes do programa federal. A candidata quer também apoiar municípios a melhorar as estradas da produção. Vamos priorizar e realizar obras definidas no plano de infraestrutura e logística de longo prazo nos quatro anos de governo. A petista afirma que dará ênfase a duas ferrovias: a Norte-Sul, ligando o estado de São Paulo e Santa Catarina; e o ramal Maracaju-Paranaguá.

Porto

Para o Porto de Paranaguá, Gleisi e Richa defendem o arrendamento de áreas para ampliar a capacidade de escoamento, projeto que está nas mãos do governo federal. A candidata quer também usar recursos federais para dar mais profundidade ao canal do Porto. Já o tucano promete investir R$ 565 milhões na recuperação de piers e instalar quatro novos carregadores de navios (shiploaders).

Requião não cita propostas para o terminal em suas respostas ao Agronegócio Gazeta do Povo, apenas ressalta melhorias feitas em sua gestão, como a redução de filas de caminhões na BR-277, feito também destacados por Richa.

Fonte: Gazeta do Povo

Título da Postagem: Infraestrutura terá “voto” da agropecuária

imprensa@faep.com.br