Sistema FAEP/SENAR-PR

Informe – SOJA – 24/09/2015

Acompanhe a análise econômica da FAEP sobre a movimentação da soja no mercado internacional

Por: Tânia Moreira |Economista do Departamento Téc. e Econômico da FAEP.
SOJA VOLTA A CAIR NESTA QUINTA-FEIRA

Os futuros da soja abriram em estabilidade nesta quinta-feira, com ganhos modestos de 0,26%, porém perto das 10:00 voltaram a cair com uma perda de quase 1%. Nem mesmo os dados positivos em relação as exportações semanais americas divulgados hoje pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) contiveram as perdas. As exportações semanais totalizaram 1,31 milhão de toneladas ficando acima do esperado pelo mercado.

Dados macroeconômicos, além do início da colheita da segunda maior produção americana, tem influenciado fortemente os preços. O receio sobre a desaceleração chinesa, com a divulgação de dados fracos sobre a indústria e a idéia de que o Banco Central americano continue a adiar a alta dos juros não tem contribuido para alta dos preços. O cenário de incerteza é ainda mais visível na economia brasileira, com dificuldade de acertar medidas políticas para solucionar a situação fiscal, sob risco de novo rebaixamento no grau de investimento do país.

A única pauta positiva para soja hoje é a esperada compra chinesa de soja no Estado de Iwoa, em visita da delegação chinesa aos Estados Unidos. A expectativa do mercado é a de que possam ser compradas de 9 a 10 milhões de toneladas.

Do lado do mercado interno, a desvalorização histórica do câmbio (R$ 4,22 – ↑1,19% hoje) segue compensando a queda do preço internacional, favorecendo as vendas antecipadas.

A cotação média recebida pelo produtor na data de ontem era de R$ 70,83 por saca, alta de 0,54% em relação ao dia anterior, segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB).

Fechamento de quarta-feira:

TAAAB
Acesse as análises diárias da commodities no link: http://commodities.sistemafaep.org.br/

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio